Sabia que a comida de cão é rica em proteína na sua composição? Alguns bodybuilders estão a levar esta informação demasiado à letra, e por isso surgiu a tendência no TikTok de ingerir comida de cão, de forma a maximizar o esforço nos treinos de ginásio.
São já vários os vídeos na rede social de pessoas que falam sobre o facto de a ração ser rica em proteína, sendo esta benéfica para quem se preocupa com os ganhos musculares, e filmando-se a provar a comida.
É o caso de Henry Clarisey, de Nova Iorque. "Nunca pesquises quanta proteína existe na comida de cão, vais sentir-te tentado a experimentar", disse num vídeo na famosa rede social. O homem de 21 anos pesquisou, e evidencia no vídeo uma captura de ecrã da aplicação MyFitnessPal (uma aplicação utilizada para quem conta os macronutrientes na sua alimentação), em que por cada 200 gramas de ração de cão da Pedigree existem 666 gramas de proteína.
O tiktoker desafiou os internautas a deixarem 15 mil gostos, em troca de outro vídeo a provar a ração, e cumpriu, uma vez que o vídeo viralizou e conta já com mais de dois milhões e meio de gostos. Contudo, a experiência não correu como previa. "Não vale a pena, prometo-vos, não vale a pena", afirmou Henry no fim do vídeo.
Veja o vídeo de como tudo começou.
Num dos comentário do vídeo, um internauta avisou Henry de que a comida de gato teria ainda mais proteína, e o homem fez outro TikTok a provar uma lata de ração húmida para gato, em evidente repulsa.
De acordo com o "BuzzFeed", apesar de a comida de animais ser, de facto, rica em proteínas, os especialistas desaconselham a sua ingestão.
"Embora a maioria dos ingredientes da comida de cão seja semelhante à comida humana, esta é feita para atender às necessidades dos cães, não dos humanos, que têm diferentes prioridades nutricionais. (...) Além disso, as rações contêm alimentos que não queremos muito na nossa dieta. Se ler os ingredientes da comida de cão, encontrará farinha de subprodutos de frango e gordura animal", confirmou um especialista da Association of American Feed Control Officials, uma organização que trabalha em garantir a qualidade e segurança alimentar da comida de animais de estimação nos Estados Unidos.