A Google é a própria a reconhecer: "Não é surpresa que o coronavírus tenha sido a pesquisa mais popular em todo o mundo este ano e, obviamente, Portugal não foi exceção". A empresa acaba de revelar a lista dos temas mais procurados em 2020 e, em Portugal, além de "coronavírus" e "coronavírus Portugal", outros dos destaques vai para "como fazer pão", "o que é 'lay-off'" e "escola virtual" — tudo palavras que dizem respeitem à nova realidade com que nos deparámos devido à COVID-19. Mas há mais (até um reality show).

Nas palavras gerais, foram pesquisadas ainda "eleições EUA" e "Pedro Lima", o ator que morreu em junho. Também a mulher de Pedro Lima, Anna Westerlund, está nos destaques da Google na lista dos nomes nacionais mais procurados. Nesta tabela, o primeiro lugar é do futebolista Bruno Fernandes, ao lado da ex-fadista e apresentadora Raquel Tavares, Liliana Campos e João Almeida.

"Como é que o Bicho Mexe" voltou — e angariou quase 10 mil euros na primeira noite
"Como é que o Bicho Mexe" voltou — e angariou quase 10 mil euros na primeira noite
Ver artigo

E quer saber quem ficou em 10º lugar desta lista? O autor dos diretos "Como é que o Bicho Mexe", Bruno Nogueira, logo abaixo de Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo. 

No habitual balanço da Google sempre que se aproxima o final do ano, há também vários nomes internacionais marcantes entre as pesquisas.

O futebolista uruguaio Cavani está no topo da lista, o que se deve, segundo a Google, citada pelo "Diário de Notícias", à sua "possível transferência para o Benfica". Há ainda nomes da política, como Isabel dos Santos e Kim Jong Un, mas também Donald Trump e Joe Biden, o que se pode explicar pelo grande impacto das eleições americanas que deram a vitória a Biden e colocaram pela primeira vez uma mulher, Kamala Harris, no cargo de vice-presidente dos Estados Unidos.

"O ano de 2020 foi recheado de surpresas e dilemas nas quatro linhas: transferências milionárias, vitórias e derrotas moldaram a pesquisa dos portugueses", reflete a Google sobre os resultados.

Na secção programas, séries e filmes, sem surpresas, "Big Brother" é o termo mais pesquisado. O reality show da TVI, regressou em abril passado com a edição "BB2020" e que continua no ar com "BB - A Revolução", é umas das palavras mais procuradas no motor de busca Google este ano. O nome do programa surge no topo da tabela na qual se encontra ainda, em ordem decrescente de pesquisa, os filmes da Netflix "Milagre na Cela 7" e "365 DNI" a série "White Lines", na qual participa Nuno Lopes e "Elite".

Já entre as questões mais procuradas, estão dúvidas sobre mudanças que a COVID-19 trouxe ao nosso dia a dia: "O que é 'lay-off'", "o que é mitigação" ou "o que é calamidade pública".

O mais hilariante vem na secção "como", onde não faltou quem tentasse saber "como fazer pão" — tendência que marcou os meses de confinamento e esgotou farinhas e fermento nos supermercados, o que fez com que outra questão fosse bastante feita à Google: "Como fazer fermento de padeiro?"

Ainda nesta lista, estão questões "como fazer máscaras", "como fazer desinfetante caseiro" e "como funciona a STAYAWAY COVID?".

As listas feitas pela Google têm como base os "termos de pesquisa que tiveram o pico mais elevado este ano, em comparação com o ano anterior", esclarece o motor de busca.

Conheça a lista completa do ano em pesquisa de 2020 da Google. 

Geral

  1. Coronavírus Portugal
  2. Escola Virtual
  3. Coronavírus
  4. Eleições EUA
  5. Pedro Lima

Nomes Nacionais

  1. Bruno Fernandes
  2. Anna Westerlund
  3. Raquel Tavares
  4. Liliana Campos
  5. João Almeida

Nomes Internacionais

  1. Cavani
  2. Donald Trump
  3. Joe Biden
  4. Kim Jong Un
  5. Isabel dos Santos

Como...?

  1. Como fazer pão?
  2. Como fazer máscaras?
  3. Como fazer desinfetante caseiro?
  4. Como fazer fermento de padeiro?
  5. Como funciona a STAYAWAY COVID?

O que...?

  1. O que é layoff?
  2. O que significa estado de emergência em Portugal?
  3. O que é mitigação?
  4. O que é calamidade pública?
  5. O que é coronavírus?

Programas, Séries e Filmes

  1. Big Brother
  2. Milagre na Cela 7
  3. 365 DNI
  4. White Lines
  5. Elite

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.