A prática chama-se "spoofing" e consiste na falsificação da identidade de instituições ou empresas tendo como objetivo obter dados pessoais, códigos de acesso a contas, pagamentos ou transferências bancárias — e está a acontecer com cada vez mais frequência.
Nesta que é apenas uma das muitas tentativas de burla, o visor do seu telemóvel mostra uma chamada ou um SMS de uma instituição bancária ou de uma empresa conhecida. Como está identificado, leva-o a crer que se trata de algo verídico, mas não.
Pode mesmo ser um ataque de "spoofing". Esta falsificação acontece por e-mail, SMS, inserção de ligações (links) ou através de chamadas telefónicas, como explica o "Correio da Manhã", que menciona que vários bancos estão já a reforçar os alertas.
Para evitar ser alvo desta tentativa de burla, pode bloquear as comunicações que simulem os contactos oficiais, principalmente das instituições bancárias. Além disso, é aconselhável criar mecanismos técnicos de verificação da autenticidade dos remetentes.
Estes ataques vêm de fontes aparentemente confiáveis para tentar que clique em links maliciosos (que levam a sites falsos, para phishing) ou revele dados confidenciais (como senhas ou cartões).
Ative sempre a autenticação de dois fatores e jamais clique em links suspeitos. Deve sempre verificar os URLs dos sites e até os remetentes dos e-mails. Idealmente, também é benéfico usar um software de segurança atualizado.