Um residente em Altadena, nos Estados Unidos da América, revelou que um urso tem estado a viver num espaço sob a sua casa há mais de um mês, segundo a ABC News. Ken Johnson, o proprietário da casa, contou à emissora televisiva KABC que o animal, com aproximadamente 250 quilos, “soa como um dragão” e que o assusta.
O urso chegou mesmo a danificar uma canalização de gás, obrigando o homem de 63 anos a cortar o fornecimento de gás. “Pensei que ele já tivesse ido embora há muito tempo. É inquietante. Acho que quanto mais tempo ele ficar ali, mais confortável se vai sentir, e isto não vai acabar”, afirmou Ken Johnson à KABC.
O porta-voz do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (California Department of Fish and Wildlife), Cort Klopping, disse à ABC News que a agência tem estado a cooperar com Ken Johnson para resolver a situação. “Apesar de termos uma equipa muito limitada, os nossos biólogos têm estado em comunicação constante com este proprietário desde que foi comunicado, em novembro, que o urso entrou no espaço sob a casa, que não estava devidamente protegido”, afirmou o mesmo.
“Os biólogos montaram armadilhas com isco, instalaram câmaras e luzes de monitorização remota e trabalharam repetidamente para afugentar o urso desta propriedade”, acrescentou o porta-voz do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia. De acordo com a agência, todos os anos são avistados milhares de ursos no estado, mas o risco para os residentes é baixo.
A BEAR League, uma organização sem fins lucrativos da Califórnia dedicada à proteção de ursos, explicou que os proprietários devem proteger os espaços sob as casas durante o inverno para tentar impedir a entrada de animais, como os ursos.