Não, a lua não vai ficar vermelha nem com a forma de um morango. O que vai acontecer é que vai estar em fase lua cheia durante três dias e este fenómeno pode ser visto a partir das 20h12 desta sexta-feira, 5 de junho, altura em que a lua atinge a maior forma. O satélite natural da Terra vai ser visível toda a tarde, sendo que o pôr-do-sol ocorre às 21h11.
“A Lua vai aparecer cheia durante três dias, desde o início de quinta-feira até ao início da manhã de domingo”, explica a NASA no site oficial.
E o que é que toda esta explicação tem que ver com o facto de o fenómeno se chamar “Lua de Morango”? Ora, tudo. Junho é tradicionalmente o mês da colheita de morangos e assim ficou conhecida a lua pelos nativos americanos.
“O almanaque ‘Maine Farmer’ publicou pela primeira vez os nomes indianos para as luas cheias da década de 1930. Segundo esse almanaque, a lua cheia em junho ou a última lua cheia da primavera é conhecida como ‘Lua de Morango’, um nome universal para quase todas as tribos nativas americanas”, explicou Gordon Johnston, trabalhador da NASA. “O nome vem da estação relativamente curta para a colheita de morangos no nordeste da América do Norte”.
Mas esta lua cheia pode ter outros nomes bem interessantes. “Também pode ser chamada de ‘Lua de Hidromel’ ou ‘Lua de Mel’. O hidromel é uma bebida criada pela fermentação do mel misturado com água, às vezes com frutas, especiarias, grãos ou lúpulo. A tradição de chamar o primeiro mês de casamento de ‘Lua de Mel’ remonta ao ano 1500 e pode estar relacionado com esta lua cheia, seja por causa do costume de casar em junho ou porque a ‘Lua de Mel’ seria a lua ‘mais doce’ do ano”.