
Portugal continental vai enfrentar uma frente fria polar que vai deixar o território debaixo de temperaturas muito baixas, chuvas fortes e bastante neve nos pontos mais altos já a partir desta segunda-feira, 14 de abril. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já emitiu alertas meteorológicos para grande parte do território continental, prevendo uma semana marcada por precipitação significativa e temperaturas abaixo da média para esta época do ano.
A culpa disto será de uma tempestade forte que vem da zona do Reino Unido, influenciada por uma corrente de massa de ar gelado que virá da zona da Gronelândia e vai afetar grande parte da Europa ocidental. Ou seja, vão voltar os dias muito frios, ventosos e com bastante chuva, de norte a sol do País, com incidência maior nas zonas entre Coimbra e Viana do Castelo, na zona costeira, e na Serra da Estrela, onde é esperada muita neve. A sul do Tejo, as temperaturas também irão baixar, a chuva irá ser constante, mas com menor intensidade.
Atualmente, estão em vigor avisos amarelos de precipitação para diversos distritos, incluindo Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Faro, Évora e Beja. Estes avisos indicam a possibilidade de aguaceiros por vezes fortes, ocasionalmente acompanhados de granizo e trovoada, com especial incidência até às 18h00 de sábado, 12 de abril, pode ler-se no site do IPMA.
Quando é que o tempo irá melhorar?
De acordo com as previsões do IPMA, a instabilidade deverá persistir ao longo de praticamente toda a próxima semana. Entre 14 e 20 de abril, espera-se que as regiões Norte e Centro registrem precipitação total semanal acima do normal. Simultaneamente, prevê-se que a temperatura média semanal esteja entre 1°C e 3°C abaixo do habitual para esta altura do ano.
Para a semana de 21 a 27 de abril, as previsões indicam uma inversão da tendência, com temperaturas médias semanais a situarem-se entre 0,25°C e 1°C acima do normal em quase todo o território. No entanto, não é possível identificar um sinal estatisticamente significativo para a precipitação neste período.