Um homem de 72 anos matou os dois netos no domingo, 19 de maio, depois de se ter escondido dentro de casa em Huétor Tájar, município da província de Granada, em Espanha. As crianças, de 10 e 12 anos, estavam fechadas com o avô, que os matou durante a noite e posteriormente se suicidou. O motivo para o crime está relacionado com a morte da sua mulher e da mãe das crianças a 19 de março.
Os primeiros alertas foram dados por volta das 21h45, depois dos vizinhos ouvirem vários momentos de “tensão e conflito” na casa onde estava o avô e os netos, segundo a Telecinco. Os confrontos existiram, de acordo com o “El Correo de Andalucía”, entre o avô e o genro, a quem apontou uma arma por não o deixar ver os netos. O pai das crianças acabou por sair de casa, onde o homem se fechou com as duas crianças, disparando dois tiros pela janela para avisar as autoridades que entretanto chegaram de que estava armado.
Mais tarde, o pai das crianças recebeu uma chamada do filho de 12 anos, a perguntar se podiam dormir com o avô naquela noite. Para recuperar tempo, o homem disse que sim, mas esta chamada foi a última vez que o pai ouviu a voz do filho. As autoridades acabaram por conseguir estabelecer contacto com o avô das crianças, segundo a Telecinco, e ficaram ao telefone com ele até às cinco da manhã. No entanto, o homem disse que tinha de levar as crianças à escola e desligou o telefone.
Por volta das oito da manhã, hora em que era suposto sair de casa, não se via qualquer movimento dentro da casa, pelo que as autoridades decidiram entrar. Assim que o fizeram, o avô suicidou-se, e os polícias descobriram os dois netos mortos nos respectivos quartos, um deles com ferimentos de bala, de acordo com o “El Correo de Andalucía”. O pai das crianças foi internado e sedado no hospital depois de saber da notícias.
O motivo para os homicídios e suicídio do homem de 72 anos especula-se que tenha que ver com a morte da mulher e da filha, a mãe das duas crianças. Segundo a Telecinco, no dia 19 de março, o avô conduzia o carro em que estava toda a família para levar o neto mais velho a uma aula num conservatório, quando desmaiou ao volante e todos sofreram um acidente. A avó das crianças e a mãe morreram de imediato, e os netos passaram uma semana nos cuidados intensivos. Em Huétor Tájar, de acordo com o mesmo meio, todos os vizinhos diziam que o avô ainda não tinha superado o acidente.