Vários veículos e pelo menos 20 desaparecidos. Este é, para já, o balanço do trágico acidente que aconteceu na madrugada desta terça-feira, 26 de março, em Baltimore, Estados Unidos. Por volta da 1h30 da manhã (5h30 em Lisboa) um navio cargueiro embateu contra um dos pilares da ponte Francis Scott Key quando seguia pelo rio Patapsco em direção ao mar. De acordo com a CNN, que cita a Guarda Costeira norte-americana, vários veículos terão caído à água, estando já várias unidades de busca e resgate no local.

Veja o vídeo

O número de pessoas que se encontrava na ponte é incerto mas, de acordo com o "Baltimore News", estariam pelo menos 7 trabalhadores na estrutura, embora o número possa chegar aos 20. Wes Moore, governador do Maryland já declarou estado de emergência após a tragédia desta madrugada.

A CNN adianta que o cargueiro que embateu contra a ponte chama-se DALI. Tem 288 metros de comprimento, 48 metros de largura. O navio tem a bandeira de Singapura e seguia em direção a Colombo, no Sri Lanka. A ponte Francis Scott Key foi inaugurada em 1977 e, por ano, é atravessada por 11,5 milhões de veículos.

Com o dia a amanhecer em Baltimore, cidade que tem temperaturas negativas nesta altura do ano, as autoridades procuram agora sobreviventes e também apurar as causas deste acidente. "Esta ponte existe há muito tempo e tem servido milhares de utentes da área metropolitana de Baltimore. Assim que começarmos uma investigação, haverá engenheiros de infraestruturas envolvidos para avaliar em que condições estava a ponte", disse à CNN Kevin Cartwright, diretor de comunicação dos bombeiros de Baltimore.