Em "Sempre ao Teu Lado", um filme inspirado em factos verídicos, conhecemos a comovente história de amizade entre um homem e um animal. Falamos do professor Parker Wilson, interpretado por Richard Gere, que encontra um cão abandonado a quem dá o nome de Hachiko.

Conforme o tempo passa, a relação entre os dois torna-se mais profunda: o animal acompanha todos os dias o homem até à estação de comboios e espera que este regresse do trabalho. Mas há um dia em que o professor morre durante uma aula e não volta a casa. Hachiko não desiste, e todos os dias vai esperá-lo ao mesmo local, na esperança de o voltar a ver.

Cão fica deitado junto ao corpo do dono e morde polícia por forçá-lo a sair
Cão fica deitado junto ao corpo do dono e morde polícia por forçá-lo a sair
Ver artigo

Há uma história semelhante a acontecer neste momento em Lepanto, na Grécia. De acordo com o site "Bored Panda", Haris, 40 anos, morreu a 9 de novembro de 2017, num desastre rodoviário. O acidente deu-se na estrada Old Ring, em direção ao rio Evinos, quando o veículo de Haris colidiu com um misturador de cimento. 

Desde então, não passa um dia sem que o cão, que recebeu a alcunha de Greek Hachico, vá ao local onde o dono morreu.

Emocionados com o comportamento do animal, a população tem tentado ajudá-lo. Contudo, as tentativas para tirá-lo da estrada ou para lhe arranjar uma nova família não têm tido sucesso. Assim, acabaram por optar por uma solução que funcionasse para ele: construiram um abrigo à beira da estrada, perto do local de onde ele se recusa a sair.

A comida e a água são colocados pelos residentes da região. Greek Hachiko continua na esperança de voltar a ver o dono, mas pode agora permanecer num sítio mais confortável, seguro e próximo do local do acidente.