Uma criança de 12 anos passou por uma cirurgia para recolocar a cabeça ligada ao corpo. Suleiman Hassan sofreu uma decapitação interna, que é quando a base do crânio e a parte superior da coluna vertebral se separam, depois de ter sido atropelado por um carro quando passeava de bicicleta.

O menino foi transportado de urgência de helicóptero para o hospital Hadassah Ein Kerem, em Jerusalém, em Israel, e foi imediatamente operado. De acordo com a equipa de médicos que operou Suleiman, a cabeça deste jovem estava “quase completamente separada da base do pescoço”, tendo sido necessário várias horas para realizar a cirurgia.

Este homem deixou de conseguir sorrir devido a um tumor. Cirurgia inovadora mudou tudo (veja a diferença)
Este homem deixou de conseguir sorrir devido a um tumor. Cirurgia inovadora mudou tudo (veja a diferença)
Ver artigo

“A cirurgia em si é muito complicada e demorou várias horas. Enquanto estávamos na sala de operações, utilizámos novas placas e fixações na área danificada. A nossa capacidade de salvar esta criança deveu-se aos nossos conhecimentos e à tecnologia mais inovadora na sala de operações”, referiu Ohad Einav, médico especialista em ortopedia que liderou a operação, citado pelo jornal “Daily Mail”.

Depois de ter passado por um longo processo de reabilitação para ajudar a recuperar o movimento do pescoço, Suleiman recebeu alta do hospital, tendo apenas de usar um colar cervical e continuar a ser acompanhado pelos médicos.

O facto de uma criança destas não ter défices neurológicos nem disfunção sensorial ou motora e de estar a funcionar normalmente e a andar sem ajuda, após um processo tão longo, é uma coisa extraordinária”, mencionou Ohad Einav.

De acordo com o “Daily Mail”, o pai de Suleiman não abandonou o hospital durante o processo de recuperação do filho e acabou por agradecer à equipa médica pelo trabalho desenvolvido. “Graças a vocês, ele recuperou a vida mesmo quando as probabilidades eram baixas e o perigo era óbvio", referiu o homem.