Um ato de honestidade e bondade tem comovido os moradores de Bertioga, um município do estado de São Paulo, Brasil. Isto porque, depois de o filho encontrar uma carteira recheada com dinheiro, o pai, o empresário Jonildo Rodrigues decidiu que, mesmo em tempos de crise financeira, ficar com o dinheiro não era o mais acertado, acabando por devolvê-la ao respetivo dono.

Tudo aconteceu este sábado, 15 de abril, quando Jonildo estava com o filho, de 12 anos, num bar. Ao encontrarem aquele objeto no chão, que tinha uma quantia de 1.200 reais (cerca de 215€), perceberam quem era o dono, já que o nome que constava nos cartões bancários, Jonivaldo Santos, não deixava margem para dúvidas.

Para ensinar uma lição valiosa ao filho, o homem decidiu que não iria ficar de braços cruzados e recorreu a um grupo de Facebook, intitulado "Aconteceu em Bertioga", para que o paradeiro da carteira chegasse ao dono. A imagem foi partilhada inúmeras vezes pelos integrantes desse grupo e, ainda no mesmo dia, conseguiram contactar Jonivaldo Santos, de acordo com o "Pais e Filhos".

Adolescente roubou mota e escondeu-a na casa dos avós. Mas a avó deu-lhe uma lição e denunciou-o à polícia
Adolescente roubou mota e escondeu-a na casa dos avós. Mas a avó deu-lhe uma lição e denunciou-o à polícia
Ver artigo

De acordo com Jonildo Rodrigues, o homem até era um conhecido seu, mas não tinha conseguido identificá-lo porque estava habituado a ouvir a sua alcunha e não o nome real, que era o que constava nos documentos. Ainda assim, o empresário ficou feliz por ter ajudado o amigo a recuperar a carteira e o dinheiro, acrescentando que não aceitaria a recompensa que Jonivaldo queria oferecer-lhe.

Até porque há uma coisa que ninguém pode pagar: a lição que ensinou ao filho. "O que não é nosso tem que ser devolvido, aprendi isso com minha mãe", contou o empresário em entrevista ao "Portal Costa Norte". "Eu penso assim, o que não é nosso nós temos que procurar devolver porque Deus compensa o dobro", concluiu.

A atitude de Jonildo foi amplamente divulgada nas redes sociais – e rendeu-lhe muitos elogios, também. Entre os comentários que foram sendo feitos, muitos enfatizavam a importância da honestidade num momento em que a crise se faz sentir, podendo ser tentadas a agir de forma desonesta.