Este fenómeno já tinha sido registado em certas espécies de pássaros, peixes e répteis, mas nunca em crocodilos: uma fêmea de crocodilo americana produziu um feto 99,9% idêntico a ela num jardim zoológico da Costa Rica e foi confirmado que esta cria não tem pai.
O "parto virgem" consiste numa reprodução assexuada, assim como aconteceu com este crocodilo no Parque Reptilandia. O réptil em questão foi resgatado e colocado em cativeiro em 2002, altura em que tinha apenas 2 anos, ficando sempre afastada da sua espécie, refere a BBC.
É citado pelo mesmo meio de comunicação um estudo publicado esta quarta-feira, 7 de junho, na revista Biology Letters, que adianta que "esta nova evidência oferece uma visão tentadora sobre as possíveis capacidades reprodutivas de parentes extintos dos crocodilos, nomeadamente os dinossauros".
Assim, os cientistas desconfiam que também os dinossauros tenham sido capazes de dar à luz sem terem tido sexo. ''Vemos este fenómeno, de forma frequente, em tubarões, pássaros, cobras e lagartos", esclareceu o especialista em "partos virgem" Warren Booth.