Maisie Herderon viveu um verdadeiro pesadelo com o ex-namorado, Freddy Smith, no Reino Unido. A jovem, que na altura estava grávida, sofreu diversos episódios de violência, tendo sido vítima de agressões físicas graves, estrangulamento e comportamentos controladores, caso que levou o agressor a cumprir seis anos de prisão.

José Castelo Branco fala sobre o processo por violência doméstica. "Peço perdão à Betty"
José Castelo Branco fala sobre o processo por violência doméstica. "Peço perdão à Betty"
Ver artigo

O caso só veio a público após a mãe da jovem ter avisado as autoridades para o desaparecimento de Maisie Herderon. O ex-namorado da jovem acabou a ser detido, declarando-se culpado e foi condenado por agressão, estrangulamento e comportamento controlador, tendo sido ainda decretada uma ordem de restrição da vítima, revelou o "Correio da Manhã".

Em declarações, Maisie Herderon recordou uma das situações mais complicadas vividas durante a gravidez. "Foi assustador. Lembro-me de ficar na cama a rezar para que o meu bebé ficasse bem", revelou, referindo-se a um dos ataques do ex-namorado.

Freddy Smith terá utilizado uma "variedade de armas" para atacar a jovem, como lâminas de barbear, barras de metal usadas para levantamento de pesos e até uma espada. Num dos episódios mais assustadores e chocantes, Maisie Herderon foi obrigada a beber sangue do antigo companheiro.

O ex-casal começou a namorar com apenas 17 anos, após se terem conhecido na escola. "Era muito feliz. Mas aconteceram coisas que, se fossem agora, eu saberia que eram sinais de alerta", disse a jovem. Maisie Herderon descreveu o ambiente de controlo constante por parte do antigo companheiro, que não permitia que usasse telemóvel, nem que se olhasse ao espelho enquanto estava na casa dele.

As agressões à jovem começaram após a gravidez. Um dos primeiros episódios aconteceu em dezembro de 2021, quando Freddy Smith atacou a jovem com uma caneca e uma cadeira. Mas não ficou por aqui, e no final de 2022, Maisie Herderon foi esfaqueada na perna e no pé com uma espada, tendo ficado com ferimentos "profundos". Existiram ainda situações em que foi atingida por uma garrafa de vidro.

Em julho de 2022, a jovem foi sufocada após o companheiro a ter acusado de traição. "Nunca tinha passado por nada parecido", afirmou. Maisie Herderon contou ainda que, após os ataques, o agressor chorava e tentava manipulá-la para que sentisse pena dele.

Depois de Freddy Smith ter sido condenado, a jovem conseguiu voltar a estudar e reconstruiu a relação com os amigos e familiares. "Agora, não penso no meu filho como sendo dele", concluiu.