O ator Nuno Homem de Sá, de 63 anos, foi acusado pelo Ministério Público do crime de violência doméstica contra ex-namorada, Frederica Lima. A acusação, a que o “Correio da Manhã” teve acesso, tem cerca de 100 páginas e descreve um cenário considerado “absolutamente assustador”, marcado por agressões físicas, ameaças e intimidação constante.

De acordo com o Ministério Público, o ator insultava e agredia a companheira diariamente de forma doentia. Há registo de uma declaração feita a uma amiga comum, em que terá descrito como gostaria de matar a vítima. “Pegava-lhe na cabeça e esmagava-lhe a cabeça contra a parede. Ficava ali a ver os miolos a escorrer", escreve a mesma publicação.

Há novidades no processo de Frederica Lima contra Nuno Homem de Sá. Ator foi acusado de violência doméstica
Há novidades no processo de Frederica Lima contra Nuno Homem de Sá. Ator foi acusado de violência doméstica
Ver artigo

O processo reúne várias provas, incluindo mensagens e e-mails com linguagem insultuosa e intimidatória. O ator terá também feito ameaçadas dirigidas à mãe da ex e chegado a afirmar que até o pai falecido da namorada teria "vergonha dela".

Na acusação consta ainda a referência a um crime sexual, que acabou a ser arquivado. Também foram mencionados episódios que envolvem a filha do ator, envolvendo agressão, que acabou também por ser arquivada por não ter sido alvo de queixa, revela a mesma fonte.

A procuradora responsável pelo caso sublinha que a gravidade da conduta de Nuno Homem de Sá exige a alteração das atuais medidas de coação, defendendo que existe alarme social, risco de perturbação do inquérito e perigo de continuação da atividade criminosa.

A possibilidade de prisão preventiva está agora em cima da mesa, dependendo da decisão do juiz, que deverá proceder ao primeiro interrogatório judicial ainda esta semana.