Após Josh Cavallo e Jake Daniels se assumirem publicamente como homossexuais em 2021 e 2022, respetivamente, Jakub Jankto torna-se o terceiro jogador de futebol profissional a revelar publicamente a sua orientação sexual.

"Hoje sinto-me catari. Hoje sinto-me árabe. Hoje sinto-me gay". Presidente da FIFA fala em "hipocrisia europeia" no Mundial
"Hoje sinto-me catari. Hoje sinto-me árabe. Hoje sinto-me gay". Presidente da FIFA fala em "hipocrisia europeia" no Mundial
Ver artigo

Através de um vídeo publicado nas suas redes sociais, o checo de 27 anos, jogador da primeira divisão espanhola, revelou publicamente ser homossexual.

"Como toda a gente, tenho as minhas forças, tenho as minhas fraquezas; tenho uma família, tenho os meus amigos. Tenho um trabalho, que tenho realizado da melhor forma que consigo, durante anos, com seriedade, profissionalismo e paixão. Como toda a gente, eu também quero viver a minha vida em liberdade sem medos, sem preconceito, sem violência, mas com amor. Eu sou homossexual, e não quero esconder-me mais".

O vídeo está a correr o mundo do futebol, e são já vários os comentários de apoio ao craque, nomeadamente do Real Madrid, do Getafe, onde Jankto é jogador, e até da Major League Soccer, a maior liga de futebol dos Estados Unidos, que afirmou num comentário no Instagram: "Nós estamos contigo Jakub. Obrigado por partilhares com o mundo."

Também o Sparta de Praga, onde Jakub joga atualmente, deixou uma mensagem de apoio no Twitter, citando um verso da música "Nothing Else Matters", dos Metallica.