É um momento raro no desporto e ainda mais raro no futebol. Josh Cavallo tornou-se esta quarta-feira, 27 de outubro, o primeiro futebolista profissional da história a revelar publicamente que é homossexual. O lateral-esquerdo do Adelaide United fez a revelação num emotivo vídeo divulgado pelo clube australiano.

"Há algo pessoal que quero partilhar convosco. Sou futebolista e sou gay. Quando era mais novo, sentia sempre a necessidade de me esconder, porque tinha vergonha. E a vergonha não me deixava fazer o que amo e ser gay. Escondi quem realmente sou para seguir o meu sonho de infância. Tudo o que quero é jogar futebol e ser tratado de forma igualitária. Estou cansado de tentar representar e de viver esta vida dupla. É extenuante. É algo por que espero que ninguém passe", confessou Josh Cavallo.

Apesar dos medos, o futebolista de 21 anos explica que ter assumido a sua orientação sexual aos que lhe são mais próximos foi um processo fácil. "Achava que as pessoas iam olhar-me de forma diferente quando soubessem, que iam tratar-me de forma diferente. Que iam dizer coisas más sobre mim, ou gozar comigo. Não foi o que aconteceu. Pelo contrário, ganha-se mais respeito. Assumir-me aos meus entes queridos, aos meus amigos, aos meus colegas de equipa, aos meus treinadores, tem sido incrível. O apoio que tenho recebido é imenso. Começo a pensar porque é que me escondi durante tanto tempo", refletiu.

Paulo Rangel fala publicamente sobre a sua homossexualidade. "Não é nenhum segredo"
Paulo Rangel fala publicamente sobre a sua homossexualidade. "Não é nenhum segredo"
Ver artigo

"Quero inspirar e mostrar às pessoas que é ok serem quem são e jogar futebol. É ok ser gay e jogar futebol. Quero mostrar a todas as pessoas que estão a sofrer, quem quer que sejam, não ajam como alguém que não são. Sejam vocês. É suposto serem vocês mesmos e não outra pessoa. Durante este processo, estou muito entusiasmado para mostrar-vos o verdadeiro Josh Cavallo. Sou o Josh Cavallo, sou futebolista e tenho orgulho em ser gay", disse ainda o jogador do Adelaide United.

Após esta revelação, em entrevista ao Channel 10, Joshua Cavallo refletiu sobre os motivos pelos quais este momento ainda não tinha acontecido no futebol profissional. "Ainda ninguém tinha mostrado o caminho. Acho que existe agora uma oportunidade para que outras sigam as minhas pisadas", afirmou.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.