Com a ajuda de mecanismos de inteligência artificial, um homem cubano fez uma recriação de como poderia ser Havana, a capital de Cuba, no futuro, sem a ocupação pelo regime comunista. As imagens surpreendentes revelam bonitas paisagens, uma arquitetura trabalhada com edifícios modernos, transportes públicos futurísticos e ecológicos, e um cenário geral de organização e abundância. As fotografias foram partilhadas num grupo do Facebook, com a descrição "a Havana que muitos querem, mas alguns não".
No presente, Havana tem no poder uma ditadura comunista, alvo de críticas para muitos, que não deixaram passar a oportunidade de o salientar nos comentários da publicação. "Oxalá algum dia esse sonho se torne possível, os cubanos têm o direito de viver decentemente", escreveu uma mulher. "Se Cuba estivesse assim, nós, os cubanos, não quereríamos deixar a nossa pátria, ninguém gostaria de deixar o país onde nasceu e cresceu com tantas belas memórias", relatou outra.
"Pelo menos que o que está construído se mantenha bem mantido, que esteja limpo e que haja comida, medicamentos e necessidades básicas acessíveis à população. Havana ainda tem beleza, mas há demasiados edifícios que necessitam de reparação", partilhou um homem.
O regime comunista presente em Cuba nos dias de hoje, que vem já desde a ocupação de Fidel Castro em 1959, não dá lugar para uma democracia, existindo um único partido político, com a censura a reinar a população e os órgãos de comunicação social. São muitos os cubanos que escolhem fugir do país, em busca de melhores condições de vida, numa nação opressora que apresenta um atraso a nível de infraestruturas, recursos económicos e supressão das liberdades da população.