Faz neste mês de abril exatamente um ano desde que a primeira influenciadora portuguesa 100% criada com Inteligência Artificial está ativa nas redes sociais - e os seus conteúdos são bastante viciantes.

Olívia C., cujo apelido, na verdade, não existe, é descrita como uma "viajante artificial num mundo real com muito por descobrir", de acordo com a Falamusa, o estúdio de criatividade que a criou, e é aquilo que todos consideramos que uma criadora de conteúdos é: dinâmica, com muitas publicações, bastantes seguidores e uma linguagem moderna.

Das viagens à arte, da moda à gastronomia, da poesia à música, o que Olívia realmente quer é conhecer o mundo de uma ponta à outra e, pelo meio, inspirar também as pessoas que a seguem (que já são mais de 15 mil). Estas são as principais paixões da influenciadora, que cada vez que publica algo é sempre em inglês, de forma a ter mais engajamento com todo o tipo de público.

Olívia, além de não ter apelido, também não tem idade, mas sabe-se que é filha de pais portugueses, lê muitos livros de autores nacionais e está sempre a explorar as maravilhas que Portugal tem para oferecer - incluíndo pastéis de nata.

Falar com golfinhos poderá ser possível no futuro — e tudo graças à Inteligência Artificial. Entenda
Falar com golfinhos poderá ser possível no futuro — e tudo graças à Inteligência Artificial. Entenda
Ver artigo

E o mais intrigante é que Olivia parece mesmo ter passado pelos mais variados sítios que publica no seu Instagram. A influenciadora feita com Inteligência Artificial tem, por exemplo, uma fotografia na Mexia, uma padaria artesanal de Caldas da Rainha, onde escreve na legenda que é difícil encontrar o pão ideal. Nos comentários, a própria padaria agradece a visita de Olívia, algo que faz com que tudo tenha uma conotação mais realista. O mesmo acontece quando a criadora de conteúdos publica artigos da pomme, uma marca de cerâmica também artesanal, onde nos comentários aparece a marca a agradecer a Olívia.

A personagem da Olívia foi criada através do software Midjourney e depois retocada com o programa de edição de imagens Adobe AI, tudo pela empresa Falamusa. Este é um estúdio de criatividade de Inteligência Artificial que explora as potencialidades das novas ferramentas de IA, tendo como missão estabelecer conexões profundas entre o mundo físico e digital. Desta forma, Olívia é uma espécie de representação de toda a empresa, uma vez que o seu objetivo é esse mesmo: criar uma ligação com quem a segue, apesar de ela ser puramente tecnologia e os seus seguidores não.

Além disso, o seu primeiro intuito foi participar num novo concurso de beleza, cujas participantes só poderiam ser mulheres feitas com Inteligência Artificial, organizada pela World AI Creator Awards. Olívia acabou por ficar em terceiro lugar, num evento onde a beleza, a tecnologia e a influência nas redes sociais eram alguns dos critérios a serem avaliados. Depois disso, a verdade é que a sua influência só foi aumentando, e Olívia é agora uma das protagonistas da nova campanha da XPENG, uma empresa de veículos elétricos.

Espreite as fotos de Olívia.