Se utiliza diariamente a aplicação de mensagens WhatsApp (ou mesmo que acabe por utilizar só para trabalho), já há de ter reparado no novo círculo azul que existe no canto inferior direito. Ao carregar nele, nem que seja por mera curiosidade, vai perceber que uma nova página se abre, e que o direciona para uma conversa, no mínimo, diferente. E porquê? Porque é nesta conversa que vai estar a falar com a Inteligência Artificial. 

Nova opção do WhatsApp vai dizer se a mensagem foi reencaminhada. Saiba como ativá-la (ou desativar)
Nova opção do WhatsApp vai dizer se a mensagem foi reencaminhada. Saiba como ativá-la (ou desativar)
Ver artigo

Com isto, a Meta, empresa que detém não só a aplicação de mensagens como também o Messenger e o Instagram, vem assim juntar-se às aplicações que já aderiram à ajuda da IA, utilizando-a para vários recursos. Com esta nova tecnologia, a Meta AI, todos os utilizadores vão poder ter ajuda no que toca a tarefas no uso do dia a dia, como gerar e corrigir textos, responder a perguntas mais abrangentes ou até criar conteúdos. Ou seja, o que vai acontecer é que o consumidor vai agora ter dicas de tópicos e de estilo para as suas conversas, podendo gerar um texto mais formal, conciso, dinâmico ou casual, segundo a “Glamour”. 

O que também vai acontecer é que existirá a possibilidade de a Meta AI responder a perguntas mais específicas utilizando informações da internet, como avançou o “Observador”, mas, se for algo mais recente, a Inteligência Artificial pode ainda não ter informações concretas. Ao perguntarmos por um livro que irá sair neste mês de abril, por exemplo, o chat não tinha qualquer resposta a entregar, dando a entender que as perguntas têm de ser feitas ou mais sobre cultura geral ou então sobre algo muito específico que já tenha acontecido. 

Além disso, também é possível pedir dicas e conselhos à Meta AI, como por exemplo como é que se pode planear uma viagem e como podemos procurar bilhetes mais baratos. Também é possível pedir para nos dar ideias para projetos ou temas de conversas, mas o que não é possível é utilizar a ferramenta para gerar ou editar imagens ou para fazer perguntas sobre alguma fotografia, uma vez que essa funcionalidade ainda não está disponível em Portugal. 

E se eu quiser tirar a Meta AI do meu WhatsApp?

Não vale a pena ficar a carregar no pequeno círculo azul nem ir aos três pontinhos para o fazer desaparecer, porque não é assim que ele vai embora — o que pode acontecer é apagar as conversas com a Meta AI, mas não a Meta AI em si. O propósito da nova ferramenta de ajuda é ser isso mesmo, uma ferramenta de ajuda que faculte os consumidores nas suas tarefas diárias, e por isso, não é possível desativá-la. E não, também não é possível fazer desaparecer o círculo da página inicial, nem no sistema IOS nem no sistema Android.