
Gwyneth Paltrow é a mais recente adição ao affair empresarial que começou, curiosamente, com uma “kiss cam” e terminou com demissões, críticas e uma tentativa de rebranding à velocidade da luz. A atriz foi contratada como rosto oficial da Astronomer, a empresa norte-americana de tecnologia cujo CEO foi apanhado com a amante no concerto dos Coldplay, a banda da qual o seu ex-companheiro, Chris Martin, é vocalista.
Caso não se lembre ou não tenha percebido o episódio, a câmara focou em Andy Byron, CEO da marca, num momento cúmplice com a diretora de recursos humanos, Kristin Cabot. O único problema é que Andy Byron é casado com outra mulher, pelo que ambos tiveram de se esconder quando foram avistados enquanto se abraçavam.
O desconforto foi visível e até Chris Martin não resistiu a tecer um comentário de imediato. “Ou eles estão a ter um caso ou são muito tímidos", brincou. A frase foi combustível para o que se seguiu: o vídeo do momento foi publicado nas redes sociais e espalhou-se à velocidade da luz, dando origem a piadas, memes, indignação e muitos debates sobre ética no local de trabalho.
Sob pressão, Andy Byron apresentou a demissão poucos dias depois. Kristin Cabot também abandonou o cargo, enquanto a empresa abriu uma investigação interna e tenta, desde então, estancar o impacto reputacional. Mas a tentativa de controlo de danos foi tudo menos discreta e, inesperadamente, a Astronomer contratou Gwyneth Paltrow como “porta-voz temporária”.
A atriz surge num vídeo publicado nas redes sociais da empresa, com um discurso que, além de engraçado, tem como objetivo abrandar o caos que se gerou em torno da situação. "A Astronomer recebeu várias questões ao longo dos últimos dias e pediram-me para que respondesse às mais comuns", disse. No entanto, nenhuma delas abordou o caso em questão e a artista enfatizou apenas as supostas qualidades da empresa.
O vídeo termina com Gwyneth Paltrow a promover o próximo evento da marca, “Beyond Analytics”, e a reforçar a missão da Astronomer: “Agora voltamos ao que fazemos melhor — entregar resultados transformadores aos nossos clientes. Obrigada pelo vosso interesse", rematou a atriz, que esteve casada com Chris Martin de 2003 a 2016 e com quem tem dois filhos em comum, Apple e Moses Martin.