O UNO é daquele tipo de jogo que fez parte da infância, da adolescência e até da vida adulta de muitas pessoas. E quando achávamos que o jogo estava inventado e não havia forma de evoluir, eis que ficamos a saber esta terça-feira, 1 de outubro, que agora, até os invisuais vão poder jogar.

A Mattel, empresa americana que fabrica o jogo de cartas, anunciou em comunicado de imprensa que o novo jogo vai ter marcação em braille no canto de cada cartão para indicar a cor, o número e a ação. Além das cartas, a embalagem também vai ter indicações escritas em braille.

Parte frontal da embalagem do novo baralho de cartas UNO

Quanto às instruções, estas podem ser consultadas online. Basta que os jogadores invisuais descarreguem o ficheiro em braille no site do jogo, ou usem a Amazon Alexa ou o Google Home para ouvir as regras em voz alta.

"Com o lançamento do UNO Braille, estamos realmente a causar impacto numa comunidade que não tem sido bem servida ao oferecer um jogo que pessoas cegas e visuais podem jogar juntas", disse Ray Adler, chefe global dos jogos da Mattel, no mesmo comunicado.

Afinal, como é que se joga mesmo ao UNO?
Afinal, como é que se joga mesmo ao UNO?
Ver artigo

Adler, acrescenta ainda que a empresa está orgulhosa da iniciativa, já que permite tornar o UNO mais acessível a todas as pessoas e integrar as famílias: "Estou ansioso para desfrutar do UNO Braille com a minha própria família e sei que as pessoas cegas em todo o país irão abraçar este passo importante e emocionante". 

Este não é o primeiro lançamento da UNO a pensar na inclusão. Em 2017, foi lançado o UNO ColorADD, um jogo adaptado para pessoas daltónicas, que mantém todas as regras do jogo original.

O baralho em braille surgiu de uma colaboração entre a Mattel e a Federação Nacional dos Cegos, nos Estados Unidos. Por enquanto, só está disponível nas lojas Target nos Estados Unidos — por 9,13€ — mas no site americano Target as encomendas já estão esgotadas. Quanto à chegada do jogo a Portugal, ainda não há perspetiva de quando vai acontecer. 

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.