O UNO é daquele tipo de jogo que fez parte da infância, da adolescência e até da vida adulta de muitas pessoas. E quando achávamos que o jogo estava inventado e não havia forma de evoluir, eis que ficamos a saber esta terça-feira, 1 de outubro, que agora, até os invisuais vão poder jogar.
A Mattel, empresa americana que fabrica o jogo de cartas, anunciou em comunicado de imprensa que o novo jogo vai ter marcação em braille no canto de cada cartão para indicar a cor, o número e a ação. Além das cartas, a embalagem também vai ter indicações escritas em braille.
Quanto às instruções, estas podem ser consultadas online. Basta que os jogadores invisuais descarreguem o ficheiro em braille no site do jogo, ou usem a Amazon Alexa ou o Google Home para ouvir as regras em voz alta.
"Com o lançamento do UNO Braille, estamos realmente a causar impacto numa comunidade que não tem sido bem servida ao oferecer um jogo que pessoas cegas e visuais podem jogar juntas", disse Ray Adler, chefe global dos jogos da Mattel, no mesmo comunicado.
Adler, acrescenta ainda que a empresa está orgulhosa da iniciativa, já que permite tornar o UNO mais acessível a todas as pessoas e integrar as famílias: "Estou ansioso para desfrutar do UNO Braille com a minha própria família e sei que as pessoas cegas em todo o país irão abraçar este passo importante e emocionante".
Este não é o primeiro lançamento da UNO a pensar na inclusão. Em 2017, foi lançado o UNO ColorADD, um jogo adaptado para pessoas daltónicas, que mantém todas as regras do jogo original.
O baralho em braille surgiu de uma colaboração entre a Mattel e a Federação Nacional dos Cegos, nos Estados Unidos. Por enquanto, só está disponível nas lojas Target nos Estados Unidos — por 9,13€ — mas no site americano Target as encomendas já estão esgotadas. Quanto à chegada do jogo a Portugal, ainda não há perspetiva de quando vai acontecer.