Depois de várias semanas de críticas e alertas, o atual presidente dos Estados Unidos decidiu desistir da recandidatura. Joe Biden, 81 anos, anunciou este domingo, 21 de julho, que não vai concorrer contra Donald Trump. Kamala Harris, de 59 anos, atual vice-presidente, será a candidata democrata.
"Caros democratas, decidi não aceitar a nomeação e focar todas as minhas energias nos meus deveres como presidente durante o restante tempo do meu mandato", anunciou Biden numa mensagem publicada nas redes sociais.
"A minha primeira decisão como nomeado do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris para minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero dar o meu apoio total a Kamala para que seja nomeada pelo partido este ano. Democratas, é altura de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos a isto!", acrescentou o atual presidente norte-americano.
A convenção do Partido Democrata, que acontece de 19 a 22 de agosto, é o momento em que é anunciada a nomeação presidencial. Com a desistência de Joe Biden, Kamala Harris será agora confirmada pelos democratas como candidata à Casa Branca. Um processo que, em teoria, é uma mera formalidade mas que, tendo em conta as circunstâncias excecionais, poderá abrir caminho a divisões internas.
Os norte-americanos vão às urnas a 5 de novembro.