Com 16 anos, Greta Thunberg já correu o mundo para passar uma mensagem sobre a urgência de travar as alterações climáticas. Fá-lo tanto nas redes sociais como de forma literal, recorrendo sempre que pode a meios de transporte com menos emissões de carbono.

Quem também tem alertado para o estado do Planeta é Leonardo DiCaprio, que já fez alguns documentários sobre o ambiente: um em 2007, quando produziu a "A 11ª Hora", e este ano, a 11 de junho, a estreia nos Estados Unidos do "Ice on Fire".

Esta sexta-feira, 1 de novembro, os dois ativistas do clima conheceram-se e DiCaprio partilhou duas fotografias no Instagram do momento do encontro.

"Existem poucas ocasiões na história da humanidade em que as vozes são amplificadas em momentos tão cruciais e de maneiras transformacionais" começa a descrição do ator, dizendo que Greta tornou-se uma líder nos tempos que correm.

Na longa descrição das fotografias, DiCaprio acrescenta que a história será justa para ambos, que lutam para garantir que as próximas gerações possam habitar no planeta, que muitos tomam como garantido, refere.

O ator tem esperança que a mensagem da jovem ativista chegue até aos líderes mundiais para alertar para o facto de que está a acabar o tempo em que nada é feito para travar o agravamento das alterações climáticas.

"É por causa de Greta e de jovens ativistas de todos os sítios que estou otimista sobre o que o futuro reserva. Foi uma honra passar um tempo com Greta. Assumimos o compromisso de apoiar-nos, na esperança de garantir um futuro melhor para o nosso planeta", conclui o ator no Instagram.

A partilha teve mais de 3 milhões de gostos e vários comentários, muitos deles feitos por celebridades. É o caso da jornalista Lucy Watson que diz: "Isto é a fotografia mais querida de sempre". Também nomes como a advogada Elma Beganovich, o chef Juan Manuel Barrientos, a atriz Dia Mirza e o ator Kevin Julio, deixaram alguns emojis para expressar a emoção ao ver as fotografias do encontro entre os ambientalistas.