Luciana Grandi Lourenço, personal-trainer, venceu a meia-maratona Ladeiras da Penha, em Presidente Prudente, em São Paulo, no Brasil. Contudo, o vídeo da chegada à meta está a provocar controvérsia nas redes sociais.
Na reta final da corrida, o seu marido estava com as duas filhas, empurrando-as para irem ao encontro da mãe, que já se encontrava perto do momento de conclusão da corrida. Luciana desviou-se das filhas e conseguiu conquistar o primeiro lugar.
Este ato foi gravado e publicado pelo jornalista de Presidente Prudente, Sinomar Calmona, nas redes sociais. O vídeo tornou-se viral e gerou diferentes reações, colocando em debate público o papel da mulher enquanto mãe. "As pessoas queriam que ela perdesse a corrida só para dar um abraço à filha?", questiona uma mulher na rede social TikTok. "As mulheres são mais do que mães", lê-se noutro comentário na mesma rede social.
De acordo com a revista "People", o marido de Luciana é visto a reagir com frustração, após a vencedora ter ignorado as duas filhas, uma vez que estava a findar a corrida. Na rede social Instagram de Luciana, na mais recente fotografia partilhada com as duas filhas, lê-se comentários de apoio, como: "Imensurável o tamanho da falta de noção do marido", "O teu marido tentou boicotar-te", "Se ele [marido] te quisesse ajudar, as suas filhas estariam do outro lado da chegada", "Parabéns por não ter desistido da prova na reta final", "As suas filhas terão um orgulho imenso de você no futuro".
Em contrapartida, lê-se comentários de apoio ao seu marido, considerando que se tratou de um ato carinhoso. "Ele queria surpreendê-la com as crianças no fim da prova", "Parece que ele [pai] só queria que as crianças a animassem". "Mamãe esqueceu dos filhos", é um dos comentários que se lê no vídeo publicado a 5 de maio.