Alexis Smith, de 25 anos, conquistou o título de Miss Kansas a 8 de junho, num concurso de beleza nos Estados Unidos da América (EUA). No seu discurso, antes de ser coroada, denunciou que o seu ex-namorado, com quem viveu uma relação abusiva, se encontrava presente na plateia. A denúncia de Alexis Smith ganhou repercussões após o vídeo ser compartilhado pela organização da Miss Kansas, tal como refere o "Delas".
"Alguns de vocês nesta plateia viram-me emocionada porque o meu agressor está aqui hoje", começou por dizer a Miss Kansas, que irá representar o seu estado no concurso da Miss América, que acontece no próximo ano, no mês de janeiro. "Mas isso não me vai impedir de estar neste palco da Miss Kansas e de representar como a próxima Miss Kansas", acrescentou.
A missão de Alexis Smith é ajudar as vítimas de violência doméstica, tal como refere o "Daily Mail". "Em vez de cair no silêncio, escolho viver a minha visão de um mundo melhor", lê-se na legenda da partilha no Instagram. Alexis Smith foi aplaudida pelo público e elogiada nas redes sociais pela coragem da sua partilha pessoal, sendo vista como um exemplo para a denúncia de outras pessoas que possam estar a passar pela mesma situação. "Recuperei o meu poder - não apenas para mim, mas para os meus sonhos e para todos que estão a ver e a ouvir."
"Uma das respostas mais poderosas e corajosas que ouvi em palco. Vais inspirar tantas rainhas", "acabaste de defender todas as mulheres, obrigada", "que inspiração" são alguns dos comentários que se leem, e que destacam a voz e postura ativa de Alexis Smith. "A minha voz e a minha ação permitirão que cada um recupere o seu próprio poder de uma forma única", lê-se na mesma partilha.
Numa entrevista à KSN, a jovem de 25 anos referiu que as mulheres da sua família "foram afetadas pela violência doméstica" e que viveu um relacionamento abusivo até ao ano de 2019, de acordo com a CNN. Coroada como Miss Kansas, salienta que vai continuar a manifestar-se contra a violência doméstica, relações tóxicas e abusivas. "A minha visão como a próxima Miss Kansas é eliminar as relações tóxicas e abusivas", disse, em entrevista à KSN.