O Museu do Louvre, em Paris, França, foi assaltado na manhã deste domingo, 19 de outubro. A notícia foi confirmada pela ministra da Cultura francesa, Rachida Dati, através de uma publicação no X (antigo Twitter), onde afirmou estar no local e não existirem quaisquer feridos. Ao que tudo indica, o espaço estará fechado até segunda-feira, 20, para se perceber como é que esta situação se ocorreu.
A imprensa francesa adiantou que os assaltantes, todos eles mascarados, roubaram várias peças da coleção de joias de Napoleão e da Imperatriz Joséphine, nomeadamente um colar, um broche, uma tiara e outras peças. O assalto terá ocorrido entre as 09h30 e as 09h40 (horário de França), e o grupo terá entrado no museu através de um edifício que estava em obras mesmo ao lado do Louvre. De acordo com o jornal "Le Parisien", o assalto durou sete minutos, e os assaltares terão usado um elevador de carga para chegarem diretamente à sala das joias pretendidas.
Poucos minutos depois, o jornal avançou que uma das joias roubadas foi encontrada do lado de fora do museu, e segundo as investigações, é possível que seja a coroa da Imperatriz Eugénia, que acabou por se partir quando caiu ao chão. O grupo estava equipado com motosserras, e foi dessa forma que conseguiram quebrar os vidros de proteção. O valor do furto ainda está a ser avaliado, e nenhum dos assaltantes foi detido.