Um estudo publicado pela American Geophysical Union (AGU) revelou que Nova Iorque está efetivamente a afundar a cada ano que passa. A população desta cidade norte-americana (que ultrapassa os oito milhões) poderá estar em risco de sofrer a sério com as alterações climáticas, revela esta análise.
A cidade de Nova Iorque estará a afundar, em média, entre um a dois milímetros todos os anos devido ao peso dos seus imponentes arranha-céus. Além disso, esta pesquisa aponta ainda que a ocorrência de cheias está cada vez mais provável.
Poderão acontecer com quatro vezes mais frequência. A subida das águas do mar está cada vez mais rápida devido ao aquecimento global, colocando Nova Iorque em alerta, assim como refere o jornal "The Guardian". Claro que outras cidades costeiras enfrentam o mesmo perigo.
A intensidade e frequência dos tornados também não está a ajudar. Porém, o destaque vai mesmo para o chão a abater devido às grandes construções. O peso destes edifícios, de acordo com o mesmo estudo, é equivalente ao de 140 milhões de elefantes. "Não é algo com o qual devamos entrar em pânico imediato, mas existe mesmo um processo contínuo que está a aumentar o risco de inundações", avisa um dos envolvidos nesta análise. "Quanto mais mole o chão, maior a pressão por parte dos edifícios", relembra, ainda, citado pelo mesmo jornal.