A Associação ZERO, criada em finais de 2015, apresenta todos os anos uma estimativa sobre o dia em que a humanidade atinge o limite do uso sustentável de recursos naturais disponíveis para esse ano. Falamos do orçamento natural da terra, normalmente chamado Overshoot Day (Dia de Sobrecarga da Terra).

Este ano o limite foi atingido três dias mais cedo que em 2018: se no ano passado esgotámos os recursos a 1 de agosto, em 2019 isto aconteceu na passada segunda-feira, 29 de julho.

Em comunicado, a associação afirma que “o consumo de alimentos (32% da pegada global do país) e a mobilidade (18%) encontram-se entre as atividades humanas diárias que mais contribuem para a Pegada Ecológica de Portugal e constituem assim pontos críticos para intervenções de mitigação.”

No banho, na estrada, nas compras. 10 apps que o vão ajudar a ser mais sustentável
No banho, na estrada, nas compras. 10 apps que o vão ajudar a ser mais sustentável
Ver artigo

Neste momento, se tivermos em conta a média mundial, estamos a consumir os recursos de cerca de 1,75 planetas. “O overshoot só é possível porque estamos a esgotar o capital natural da Terra, o que põe em causa o futuro da humanidade”, explica a ZERO. Isto pode resultar, por exemplo, na desflorestação, na erosão do solo, na perda da biodiversidade ou no aumento dos níveis de carbono na atmosfera.

De acordo com a associação ambientalista, Portugal é um dos países que mais contribui para esta situação. “Se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que o nosso, seriam necessários 2,5 planetas”. Este ano Portugal atingiu o seu Overshoot Day a 26 de maio.

Para conseguirmos travar esta guerra, a ZERO considera que são necessárias mudanças, que vão desde a promoção de dietas alimentares saudáveis e sustentáveis (com um aumento do consumo de hortícolas, frutas e leguminosas secas) até à promoção da mobilidade sustentável, apostando nos transportes públicos, na partilha do transporte (car-sharing), na bicicleta ou andar a pé.

50 alimentos saudáveis que afetam (muito) menos o ambiente
50 alimentos saudáveis que afetam (muito) menos o ambiente
Ver artigo

Mas numa fase inicial, a associação ZERO sugere “estabelecer o objetivo de fazer uma mudança por mês para tornar o seu quotidiano mais sustentável e partilhá-lo com os seus amigos e colegas.”

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.