A associação ambientalista Zero e a Associação de Moradores de Santa Maria Maior lançaram esta segunda-feira, 22 de setembro, uma petição para que apenas veículos elétricos possam circular no centro de Lisboa, à exceção de residentes da freguesia ou veículos de emergência.

Depois de roubar mais de 250 mil euros e ser despedido, Manuel Santana Lopes é empregado de mesa em restaurante
Depois de roubar mais de 250 mil euros e ser despedido, Manuel Santana Lopes é empregado de mesa em restaurante
Ver artigo

No abaixo-assinado, disponível online, as duas associações propõem que a Zona de Zero Emissões (ZEE) abranja locais como a rua da Madalena, o largo José Saramago, o Cais do Sodré, o Chiado, o Rossio e a Praça da Figueira, revelou a Sic Notícias.

A Zero sublinhou que "é crucial a criação da primeira Zona de Zero Emissões (ZEE) na Baixa, proibindo a circulação de veículos que não sejam 100% elétricos". A associação acrescentou ainda que os dados recolhidos no último ano revelaram que se mantém uma "concentração de poluentes atmosféricos em níveis preocupantes" em sítios como a Avenida da Liberdade e a rua da Madalena.

A proposta da ZEE inclui ainda outras medidas de mobilidade sustentável, como limite de velocidade de 30km/h, corredores de BUS para transporte público elétrico e prioridade para residentes em parques estacionamento subterrâneos.

A iniciativa surge no final da Semana Europeia da Mobilidade, à qual, segundo a associação, aderiram 96 municípios portugueses, embora sem realização do tradicional "Dia Sem Carros" nas principais cidades do País.