Tokitae foi capturada há mais de cinco décadas no oceano Pacífico. Desde então, tem vivido e atuado no Miami Seaquarium. Hoje com 56 anos, está prestes a ser libertada e devolvida ao mar, depois de todos os esforços realizados pelos ativistas em prol dos direitos deste animal.
Esta é a orca mais velha em cativeiro. Tokitae, ou Lolita, como era conhecida no aquário onde habitava, vai finalmente poder reformar-se depois de mais de 50 anos a viver naquele que era o aquário para orcas mais pequeno da América do Norte, assim como aponta o "The Guardian".
A água da piscina onde ficava causava-lhe infeções na pele. Era frequentemente alimentada com peixes podres, o que levou a que ficasse com problemas intestinais. Esta quinta-feira, 30 de março, os donos do aquário anunciaram, nas redes sociais, que ela iria ser libertada nos próximos dois anos.
Tokitae será levada para Puget Sound. A nova casa é um estreito do oceano Pacífico cujas águas pertencem ao estado norte-americano de Washington. Esta operação não será barata nem fácil, devido ao estado de saúde da baleia, mas, ainda assim, irão tentar conceder a Tokitae os melhores últimos anos de vida possíveis.