Pais e redes sociais, dois universos que, quando misturados, costumam resultar em bons momentos de humor. E com uma quarentena a durar há já mais de um mês, são o alvo mais fácil dos filhos aborrecidos com tudo o que a casa tem para dar.
Neste momento, o TikTok é a aplicação do momento entre os jovens e já foi até comparado ao Vine, a aplicação de vídeos com a qual os utilizadores podiam fazer videoclipes de seis segundos que foi encerrada em 2015.
Começou por ser usada para desafios de dança, mas são cada vez mais as contas ligadas à comédia a surgir. E quando as piadas começam a faltar, nada como usar o alvo fácil lá de casa: os pais.
Temos este vídeo de um pai que encontrou uma família num supermercado vestidos exatamente como ele — e temos esperança que tenha sido gravado antes da quarentena. Ou até este pai, que foi vítima de uma daquelas típicas piadas de pai, mas dita pela sua filha, e estava tão orgulhoso que até a abraçou.
Pela análise que fizemos, um bom pai no TikTok terá, pelo menos, cem mil gostos, mas também é muito comum encontrar vídeos com mais de um milhão de gostos e milhares de comentários que variam de "isso é tão puro e adorável" a "o teu pai é solteiro?".
À medida que o tempo de quarentena se estende, o conteúdo de pais no TikTok fica mais forte, viral e intenso.
Um TikTok em particular ficou viral em todas as redes sociais. Um pai de Louisville, Kentucky, dançou com os seus dois filhos ao som de "Blinding Lights" do artista The Weekend, o que resultou num desafio com o nome da faixa. O desafio consiste numa coreografia ao som da canção e este vídeo já tem mais de 12 milhões de visualizações.
Mas nem sempre estes pais são "vítimas" dos filhos. Também eles acabam por ser criadores de conteúdo. É o caso deste, que transformou a sua casa num bar e vestiu a pele de segurança e bartender. A filha, utilizadora do TikTok, filmou a sua festa de 21 anos durante a quarentena, que contou com o pai a assumir o papel de porteiro, verificando a sua identidade, e a servir a sua primeira bebida legal.
O TikTok, com origem na China, atingiu esta semana a marca histórica de mil milhões de downloads na Play Store.