No final de agosto deste ano, a família real britânica viu-se envolvida em mais um escândalo. Tinham sido descobertas ligações entre o príncipe André, um dos quatro filhos da rainha Isabel II, e Jeffrey Epstein, acusado de agressão e tráfico sexual. Começaram a ser divulgadas na imprensa fotografias do príncipe em mansões do empresário e a polémica rebentou. O pai de Eugenie e Beatrice viu-se obrigado a cancelar as suas presenças em eventos públicos nos dias seguintes.
Mais de dois meses depois de se ver envolvido nesta polémica, o príncipe André deu uma entrevista à “BBC 2” onde fala do porquê de ter ficado hospedado nas propriedades do empresário, depois de ter saído da prisão por pedofilia. E negou as acusações de que Epstein tinha coagido uma mulher para fazer sexo com ele em três ocasiões.
A entrevista será passada na íntegra este sábado, 16 de novembro, mas já se conhecem alguns excertos da mesma.
“Era um lugar conveniente para ficar”, começou por explicar o duque de York a Emily Maitlis, a jornalista que conduziu a entrevista. “Passei isto em revista na minha mente muitas vezes. E no final do dia, fazendo uma retrospetiva, foi definitivamente a coisa errada de se fazer”, disse em relação ao ter ficado hospedado nas mansões de Epstein.
“Mas naquela altura pareceu-se ser a coisa honorável e certa a fazer e admito completamente que o meu juízo foi, provavelmente, talhado pela tendência em ser honorável, mas é o que é”, admitiu. “O problema foi que depois de ele ter sido condenado, eu fiquei com ele. Essa é a parte que me persegue todos os dias porque não era algo esperado para um membro da realeza”.
Ainda durante a entrevista, o príncipe André rejeitou as alegações de que tinha feito sexo com uma jovem de 17 anos, uma das alegadas vítimas de Epstein. O duque de York explica não se lembrar da jovem, ainda que existam fotografias em que abraça a vítima.
“Ela diz que se encontrou consigo em 2001. Também diz que jantou consigo e que dançaram juntos na discoteca Tramp, em Londres”, começa por dizer a jornalista. “Depois fez sexo consigo numa casa em Belgravia [uma zona de Londres] que pertencia a Ghislaine Maxwell, seu amigo. Qual é a sua resposta?”.
“Não me recordo de ter conhecido essa mulher, absolutamente nunca”, disse o príncipe. “Não se lembra de a ter conhecido?”, insistiu Maitils. “Não”, respondeu firmemente o filho de Isabel II.
A entrevista “Newsnight special: Prince Andrew & The Epstein Scandal” é emitida este sábado, 16 de novembro, no canal “BBC 2”, às 21 horas.