O príncipe Harry vai falar publicamente pela primeira vez sobre o diagnóstico do pai, numa entrevista exclusiva ao formato matinal do canal ABC, “Good Morning America”. A notícia foi avançada pela estação na madrugada desta sexta-feira, 16 de fevereiro, e a entrevista estará disponível já na próxima emissão do programa.
O duque de Sussex vai falar sobre "a sua vida com Meghan" e também sobre o estado de saúde do pai, que foi diagnosticado com cancro no início do mês de fevereiro, bem como sobre os Jogos Invictus, um evento desportivo para veteranos que ficaram feridos em combate, de acordo com uma publicação feita no X (antigo Twitter) do programa matinal da ABC.
Uma equipa de reportagem deste formato, acompanhada por Will Reeve, filho do ator Christopher Reeve, tem seguido Harry e Meghan Markle desde que estes chegaram ao Canadá na terça-feira, 13 de fevereiro, para um evento sobre os Jogos Invictus em Whistler e Vancouver, e falaram em exclusivo com o duque de Sussex sobre o estado de saúde do rei.
Harry regressou ao Reino Unido no início deste mês, logo no dia seguinte ao diagnóstico de cancro de Carlos III ter sido divulgado. O rei terá informado os filhos, Harry e William, e os irmãos, Ana, Eduardo e André, antes do seu diagnóstico ter sido tornado público pelo palácio de Buckingham. Harry teve uma conversa "agradável" por telefone com o pai, segundo o "Daily Mail". O cancro terá sido detetado na sequência de um procedimento que realizou à próstata.
Meghan Markle e os filhos, Archie, de 4 anos, e Lilibet, de 2, ficaram em casa, na Califórnia, EUA. Pai e filho tiveram um encontro que durou cerca de 45 minutos. “O facto de o príncipe Harry ter viajado milhares de quilómetros para esta reunião de 45 minutos – e tendo em conta que os dois não se falam pessoalmente há meses – foi muito importante”, disse Laura Bundock, correspondente real da Sky News.
O rei Carlos III e o príncipe Harry têm estado afastados desde que os duques de Sussex deixaram os cargos de membros seniores da família real britânica, em 2020, e a relação ficou ainda mais tensa após o casal ter lançado a série “Harry & Meghan”, na Netflix, e o príncipe ter lançado o livro de memórias “Na Sombra”. A última vez que o príncipe Harry tinha visto o pai foi em maio do ano passado, depois de ter viajado para o Reino Unido para assistir à coroação do rei Carlos III.