
O projeto chama-se Endless Horizonts e é da companhia Villa Vie Residences, que transformou a vida a bordo numa alternativa à reforma em terra. Quem aderir a este "passaporte dourado" terá casa garantida no mar, com a acesso a refeições, lavandaria, limpeza, internet e entretenimento diário, segundo o "Daily Mail".
Os preços variam consoante a idade do passageiro e podem começar nos 99 mil dólares (cerca de 84 mil euros) para passageiros com 90 anos ou mais e pode chegar aos 299 mil dólares (256 mil euros) para quem tenha entre os 55 e 60 anos. Mas, em troca, os viajantes têm a oportunidade de passar por mais de 400 destinos em 140 países, com estadias de dois a três dias em cada porto.
"Com o passaporte dourado, um único pagamento garante uma vida inteira de aventura", explicou o fundador da empresa, Mike Petterson. Já a CEO, Kathy Villalba, sublinha que "o maior arrependimento de muitas pessoas é não terem viajado pelo mundo quando tiveram oportunidade" e acredita que este programa vem mudar isso.
Além das comodidades, a adesão inclui ainda check-ups médicos anuais gratuitos e a isenção de taxas portuárias. E se a ideia de viver no mar for demasiada arrojada, há opções mais em conta para quem sonha com viagens ilimitadas.
A companhia área norte-americana Frontier Airlines está a promover o "GoWild! Pass", um passe anual que permite voar quantas vezes quiser por apenas 599 dólares (513 euros). O bilhete é válido entre maio de 2025 e abril de 2026 e inclui voos domésticos e internacionais para destinos como os EUA, México e América Latina.