Uma praga de grilos mórmon está a invadir a cidade de Elko, no estado de Nevada, nos Estados Unidos. Esta recente infestação destes insetos está a obrigar as pessoas a ficarem em casa e a bloquear o acesso ao hospital da cidade. A explicação é simples: são tantos que cobriram, totalmente, edifícios, casas, estradas e parques.

Enquanto dorme, há insetos a viver e a procriar em cima do seu rosto. Entenda do que se trata
Enquanto dorme, há insetos a viver e a procriar em cima do seu rosto. Entenda do que se trata
Ver artigo

O grilo mórmon é um inseto com 5 centímetros de comprimento que é responsável pela erosão do solo. O nome que receberam está mesmo ligado ao facto de terem destruído as terras onde habitava a comunidade mórmon nos anos 1800. Este tipo de grilo, na falta de outra fonte de alimento, pode mesmo canibalizar-se e devorar outros da sua espécie, segundo escreve o jornal “The Economic Times”.

Os habitantes da cidade de Elko revelaram que já estavam fartos da presença destes insetos. “Sentimo-nos muito perturbados. Quando se está dentro de casa, parece que está a chover, porque eles soltam-se de onde quer que estejam agarrados e caem”, referiu Colette Reynolds à CBS, citada pelo “The Economic Times”.

Uma outra pessoa também contou que esta praga está a causar problemas no acesso aos serviços de emergência do hospital de Elko. “Só para levar os doentes para o hospital, tivemos pessoas com sopradores de folhas e vassouras. A certa altura, até tínhamos um limpa-neves para empurrar os montes de grilos que estavam no caminho”, mencionou Steve Burrows, funcionário do Hospital Regional do Nordeste do Nevada.

Nas redes sociais vários são os vídeos e as fotografias publicados pelos habitantes desta cidade a darem conta da infestação de grilos mórmon que receberam nas suas casas. “Não sei como descrever o horror que estamos a viver neste momento, mas quando se caminha pela relva, há dezenas de grilos a saltar a cada passo”, escreveu uma internauta no Twitter.