Num país em que os bombardeamentos perturbam a vida dos cidadãos, houve um acontecimento insólito que aqueceu o coração das pessoas e fê-las esquecer, por momentos, da situação hostil em que se encontram. Na Ucrânia, um chimpanzé escapou do jardim zoológico que o acolhia e decidiu explorar a cidade de Kharkiv.
Um vídeo de Chichi, o primata, a passear pelas ruas da cidade ucraniana foi partilhado na passada terça-feira, 6 de setembro, e ficou viral. Ao ser divulgado no Twitter por uma jornalista da Bielorrússia, Hanna Liubakova, o conteúdo já foi reproduzido mais de quatro milhões de vezes.
"Ele estava a andar pela cidade enquanto os funcionários do zoológico tentavam convencê-lo a regressar", conta a jornalista na rede social. Quando começou a chover, o primata correu para os braços de uma funcionária do zoológico, que se sentou ao seu lado no chão.
A mulher ofereceu a Chichi o seu casaco, uma oferta que o chimpanzé aceitou. Depois de ter enfiado um braço no impermeável amarelo da funcionária do zoológico, que o ajudou a vestir-se, abraçou-a como se de um agradecimento se tratasse – e, logo de seguida, foi convencido a voltar para casa. No fim, com a ajuda de mais duas pessoas, o primata foi carregado numa bicicleta.
Chichi foi transferido do Feldman Ecopark, que fica diretamente na linha de frente nos arredores de Kharkiv, para um jardim zoológico mais central e menos sujeito aos bombardeamentos que se têm feito sentir em solo ucraniano. Teve sorte em sair ileso da situação, uma vez que mais de 100 animais foram mortos no estabelecimento, de acordo com informações de Oleksandr Feldman, o proprietário, avançadas pelo "Express".