Duas crianças morreram e outras nove ficaram feridas, esta segunda-feira, 29 de julho, num ataque com uma faca numa escola de dança em Southport, no noroeste de Inglaterra. Dois adultos também ficaram feridos, encontrando-se em estado grave, e o suspeito foi detido. Entretanto, os príncipes de Gales, William e Kate, já se pronunciaram.

"Como pais, não conseguimos imaginar o que as famílias, amigos e entes queridos dos mortos e feridos em Southport estão a passar neste momento. Enviamos o nosso amor, pensamentos e orações a todos os envolvidos neste ataque horrível", começaram por escrever os príncipes de Gales numa publicação do X (antigo Twitter).

Os membros da família real britânica deixaram ainda um agradecimento a todos os operacionais envolvidos. "Agradecemos também aos socorristas que, apesar de se depararem com o cenário mais horrível, demonstraram compaixão e profissionalismo quando a comunidade mais precisava de vocês", frisou a dupla.

Mas, afinal, o que aconteceu?

Esta segunda-feira, 29 de julho, um jovem de 17 anos entrou num centro comunitário para crianças e grávidas na cidade de Southport, no noroeste de Inglaterra e esfaqueou várias pessoas. O ataque provocou a morte a duas crianças e fez pelo menos mais 11 feridos, entre os quais nove também são crianças. Seis estão em estado crítico, diz a CNN Portugal.

As crianças teriam entre os 6 e os 11 anos. No centro comunitário, estariam a participar num evento numa escola de dança inspirado pela artista norte-americana Taylor Swift, quando o suspeito entrou armado com uma faca e começou a atacar as vítimas menores, de acordo com a mesma publicação.

Príncipe George completa 11 anos. Veja 11 imagens adoráveis do filho mais velho de William e Kate
Príncipe George completa 11 anos. Veja 11 imagens adoráveis do filho mais velho de William e Kate
Ver artigo

O alerta para a polícia foi dado por volta do meio-dia. "Enviámos 13 ambulâncias juntamente com recursos especializados", esclareceu o Serviço de Ambulâncias do Noroeste, confirmando que oito pessoas com ferimentos por esfaqueamento receberam assistência médica no local.

Contudo, as crianças foram assistidas em três hospitais diferentes, incluindo um hospital pediátrico. O rapaz de 17 anos, que era de uma localidade próxima, foi detido e a faca foi apreendida, pelo que a polícia disse que não existe ameaça à população no geral. Ainda assim, continuam a investigar o caso.