A BBC, principal emissora de rádio e de televisão do Reino Unido, fez um pedido de desculpas à família real, sobretudo a Kate Middleton, em consequência da reação pública que as suas transmissões do Dia da Lembrança obtiveram, segundo a revista “People”.

Num comunicado divulgado na sexta-feira, 14 de novembro, a emissora revelou que tinha “recebido queixas de pessoas descontentes”, uma vez que não utilizou o título correto da princesa de Gales durante a cobertura da celebração.

“Durante a nossa cobertura das cerimónias de homenagem ao Dia do Armistício, referimo-nos por engano a Catherine, princesa de Gales, como Kate Middleton; foram erros cometidos durante várias horas de emissão em direto, pelos quais pedimos desculpa”, afirmou a BBC. 

Alguns membros do Parlamento também se pronunciaram acerca do ocorrido, como Jim Shannon, deputado por Strangford, na Irlanda do Norte. “Um lembrete para a BBC News para educar os seus locutores de que a princesa de Gales não é ‘Kate Middleton’ desde 2011. (...) Façam-no corretamente”, comentou o político na rede social X.   

Em 2011, após o casamento de Kate Middleton e do príncipe William, a rainha Isabel II concedeu-lhes vários títulos, incluindo os de duquesa e duque de Cambridge, pelos quais foram conhecidos durante vários anos. Quando o rei Carlos III ascendeu ao trono, depois da morte da mãe, nomeou o filho mais velho como o novo príncipe de Gales, tornando, desse modo, Kate Middleton a nova princesa de Gales.   

Contudo, o apelido de solteira da princesa continua a ser usado por diversos jornalistas, sobretudo online, por se tratar do termo mais popular entre os internautas que procuram notícias sobre a família real. Uma análise do Google Trends, realizada a 17 de novembro, revelou que os números da expressão “Kate Middleton” são muito superiores aos de “princesa Kate”, “princesa Catherine” e “Catherine, princesa de Gales”. 

Quando o príncipe William se tornar rei, a sua mulher vai passar a ser formalmente conhecida como rainha consorte, sendo este título dado a uma rainha que se casou com um monarca. No entanto, popularmente, será conhecida como rainha Catherine, tal como acontece atualmente com Camilla, mulher do rei Carlos III.  

Num contexto mais informal, entre a família real e durante o exercício das suas funções enquanto princesa, Kate Middleton prefere ser chamada simplesmente de “Catherine”. Durante a cerimónia do Dia da Lembrança, pela qual a emissora BBC pediu desculpa, a princesa de Gales assistiu a um momento de silêncio e colocou uma coroa de flores acompanhada de uma nota manuscrita, que assinou, no final, como “Catherine”.