Ir a festivais ou eventos e poder deixar a carteira em casa sem remorsos ou arrependimentos. É esta a premissa da 3cket, a nova plataforma que visa descomplicar o que tem tendência a ser complexo e chato em eventos ou concertos. Lê-se "tricket" e embora, inicialmente, possa ser difícil de pronunciar, tal como admite Tiago Marques, um dos responsáveis pela implementação da ideia, fica bonito no digital. Mas mais do que ficar bonito, o importante é que traga alguma coisa de novo.

E com a 3cket, não é só a carteira que fica em casa. Deixa de ser preciso instalar aplicações extra para poder entrar num evento, aceder aos bares ou gerir o bengaleiro. E porque essa coisa de andar com papel atrás ou ter ficheiros .pdf guardados no telemóvel é muito pouco prático, a plataforma promete flexibilidade e imediatismo.

"Os nossos clientes recebem os bilhetes por mensagem de texto com uma hiperligação que, assim que carregada, abre uma página de internet que funciona como app do evento", explica-nos Tiago Marques. Acabou-se aquela história de gerir o armazenamento do telemóvel para descarregar uma aplicação que, provavelmente, só usará uma vez.

Esse bilhete digital que segue via mensagem de texto, continua o responsável, pode, mais tarde e dependendo do evento em questão, ser trocado "por uma pulseira ou por um cartão". Ou então, e se preferir, não troca nada e usa o bilhete que recebeu, materializado num QR Code único.

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Através da componente analítica da plataforma, a cada bilhete único é associado uma conta virtual que pode ser carregada com dinheiro através de MB Way, referência multibanco, Apple Pay ou Google Pay. É o chamado top up, já disponível em serviços como o Revolut, por exemplo, que possibilita a acumulação de um determinado valor em saldo para se gastar ao longo do evento nos bares ou em jogos, caso existam.

Tal como com o bilhete de acesso ao recinto, também no consumo dos bares basta "encostar a pulseira [se tiver trocado o bilhete digital por uma] ou mostrar o QR Code" aos funcionários que estarão responsáveis pela validação. Uma vez validado, o saldo começará a ser debitado a cada consumo.

Além de "minimizar todos os contactos", realidade a que a pandemia nos obrigou a adotar, a 3cket permite ainda que, numa festa dedicada para crianças, como um dos eventos que a empresa realizou na Madeira, "os pais possam carregar as contas dos filhos para que estes não precisem de levar dinheiro físico com eles", reforça Tiago Marques.

Sempre que o saldo se esgotar, os pais podem, à distância, efetuar um novo carregamento. Mais: em qualquer evento, há um controlo de bebidas para menores de 18 anos.

Do leque de parceiros com quem a 3cket já trabalhou, a EDP, a NOS, a Worten e a Fox são alguns exemplos, assim como a festa temática The Revenge of the 90s. É usada nos eventos do Village Undergound ou do Monsantos Open Air, mas a internacionalização também está pensada.