As aulas começaram há algumas semanas, e se no início ainda se podia "esquecer" de que tem imensa matéria para estudar, com a chegada dos testes começa a ser difícil ignorar o que aí vem. Há muitas bibliotecas espalhadas pela cidade, mas nem todas vão ao encontro das necessidades dos estudantes — ou porque não se pode estudar em grupo, ou até porque não se pode comer. Nós adoramos bibliotecas, mas quando são 17 horas e a fome aperta, dava jeito estar noutro sítio.
Ficar em casa não é opção: a televisão, a cama ou até limpar a sala, são tudo bons pretextos para interromper o estudo. É preferível optar por cafés aconchegantes (mas não ao ponto de perder o foco), esplanadas ou uma sala de estudo. Se tem falta de ideias, nós damos uma ajuda: descobrimos 6 sítios divertidos em Lisboa que vão tornar o estudo menos aborrecido.
Traga o computador e os livros, nós damos-lhe café e wi-fi.
1. Caleidoscópio
Se em alguns espaços o ambiente de estudo se perde — porque são locais públicos onde entra e sai gente a todo o momento —, no Caleidoscópio isso não acontece. Dedicado unicamente a estudantes, o espaço é amplo, tem uma decoração simples para não causar demasiado ruído naquele que é o objetivo principal, está cheio de luz e aberto 24 horas. Localizado no Jardim do Campo Grande, permite-lhe parar, sair e passear pelos jardins em momentos de pausa.
2. A Luz Ideal
Fora da confusão do centro da cidade, porque é mesmo isso que o espaço quer, está A Luz Ideal. Localizado no Bairro de São João, é um local onde tranquilidade é o principal foco. O nome não deixa margem para erros, a fachada é repleta pela gigante janela que enche o local de luz e dá vista para o bairro. Se a fome apertar há quiches, bolos e iogurtes com granola, entre outras coisas — tudo confecionado pelo espaço. Ideal para uma tarde de estudo leve — e com um lanche pelo meio.
3. Copenhagen Coffee Lab-Lisboa
Se precisa de café para sobreviver nestes dias, é mesmo aqui que tem de vir. As proprietárias, três irmãs, são dinamarquesas e trouxeram a marca para Portugal há quatro anos. Com vários processos de slow coffee (V60, Aeropress e French Press), o espaço é perfeito para uma tarde de estudo sustentada pela cafeína. Situado no Cais do Sodré, o Copenhagen Coffee Lab de Lisboa está preparado para o receber num dia de trabalho.
4. The Mill-São Bento
Vai precisar de algum esforço para não se perder com o cheiro e aspeto dos pratos que se servem neste espaço. O The Mill, em São Bento, é um espaço agradável para trabalhar com opções de pequeno-almoço e lanche para todos os gostos.
Entre iogurtes com granola e tostas de abacate com piri piri, vai precisar de ajuda para não se perder na ementa em vez de trabalhar. Mas atenção, o espaço não é muito grande e costuma ficar lotado rapidamente. Pela afluência, o ambiente pode não ser muito silencioso.
[postblock id="" ]
5. Casa do Lago
O bom tempo ainda não desapareceu e estudar não tem de ser sinónimo de ficar trancado numa sala fechada. Por isso mesmo, a Casa do Lago pode ser o local ideal para aproveitar o dia (a estudar, claro) e fazer a fotossíntese. Há uma esplanada com sombras e vista sobre o lago, onde pode também aproveitar para comer qualquer coisa. Há um pouco de tudo, desde pratos mais elaborados a outros mais simples e doces. Se preferir, ou se o tempo arrefecer, há um espaço interior amplo, com grandes janelas e envolvido pela natureza ao redor.
6. Café com Calma
O nome não poderia descrever melhor o local. Com um ambiente decorado em tons brancos, o Café com Calma é indicado para um dia de estudo tranquilo e aconchegante. Situado no coração do bairro da Marvila, tem uma decoração simples com detalhes que relembram a cozinha de avó. A ementa não é em grande, mas há bolos, tostas e um menu do dia com sopa, prato, bebida e café por 9€.