Aos 98 anos, celebrados esta segunda-feira, 10 de junho, o príncipe Filipe está cada vez mais afastado da mulher, a rainha Isabel II. O Duque de Edimburgo anunciou a reforma da vida pública em 2017, e desde então que vive uma vida muito mais recatada na casa de campo Wood Farm, em Norfolk, no Reino Unido.
A 181 quilómetros da mulher, que continua no Palácio de Buckingham, em Londres, fontes próximas da realeza revelaram ao jornal "The Express" que o casal tem neste momento "vidas separadas" — e que chegam a estar "várias semanas" sem se ver.
"A rainha sente que o duque ganhou o direito à reforma. Ela conhece-o demasiado bem. Se ele ainda estivesse no centro da vida real, ia sentir que tinha de estar envolvido", disse uma fonte ao jornal.
Ao que parece, o príncipe Filipe passa os seus dias a ler, pintar, receber amigos e a andar a cavalo. Ainda assim, quem é próximo do casal garante que a rainha Isabel II e o Duque de Edimburgo falam ao telefone todos os dias.
"Ao contrário da maioria dos casais casados, a rainha e o Duque de Edimburgo estão habituados a morar a quilómetros de distância", continuou a mesma fonte em entrevista ao "The Express". Para o príncipe Filipe, continuou, o Palácio de Buckingham foi (e continua a ser) encarado como um local de trabalho.