Entre maio e setembro, os golfinhos voltam ao estuário do Tejo à procura de alimento e muitos são os passeios organizados para que os mais curiosos possam avistá-los no seu habitat natural.

Parece que este domingo, 11 de junho, foi um ótimo dia para o efeito. Laura, uma turista austríaca de passagem pela capital portuguesa, seguiu num passeio organizado pela SeaEO Tours, uma agência de turismo que leva a cabo este género de atividades, e gravou os animais que passavam pela embarcação em que viajava. "Eu literalmente comecei a chorar, porque estava tão feliz", comentou a viajante.

As imagens, posteriormente partilhadas nas redes sociais de outros utilizadores, ficaram virais. Foi o caso da Lisboa Live, que difundiu os vídeos da viajante na sua página de Instagram, contando com mais de 340 mil visualizações e mais de 31 mil "gostos".

Será um porto ou um golfinho? Marina de Pwllheli, no Reino Unido, apresenta formato peculiar
Será um porto ou um golfinho? Marina de Pwllheli, no Reino Unido, apresenta formato peculiar
Ver artigo

Mas se a presença dos golfinhos já é habitual, a que é que se deve a euforia deste avistamento? É que, a par de estarem a ser filmados bem de perto, os animais pareciam extremamente ativos, nadando e saltitando por entre as águas esverdeadas do rio Tejo. Laura também conseguiu captar uma baleia-anã, algo que só acontece entre seis a sete vezes por ano, de acordo com a própria.

Para poder ter a oportunidade de se deliciar com os encantos destes mamíferos, há mais empresas que disponibilizam este serviço. Além da SeaEO Tours, também o Oceanário de Lisboa está a organizar este género de passeios, cujo objetivo passa por saber como identificar as diferentes espécies de golfinhos, conhecer as suas ameaças, os sinais a que deve atentar e ainda formas como pode apoiar a manutenção dos animais no seu meio. Os preços começam nos 52€.

Veja o vídeo.