
Esta sexta-feira, 3 de outubro, soube-se que Joana Marques saiu vitoriosa da batalha legal que travava contra os Anjos, que a colocaram em tribunal devido a um comentário em tom humorístico. Pretendiam ser indemnizados em mais de um milhão de euros.
O caso chegou a tribunal a 17 de junho, sendo que existiram várias sessões com vários testemunhos de ambos os lados, e o tribunal deu agora o caso como "totalmente improcedente", segundo a CNN Portugal, deixando claro que a humorista nada tinha de pagar à banda. Já os Anjos terão de pagar os custos do tribunal.
"Sempre dissemos que respeitamos e acreditamos na justiça, mesmo em decisões como a de hoje, com a qual não concordamos. Ao longo de mais de 25 anos de carreira, sempre pautámos a nossa conduta pela seriedade, profissionalismo e respeito pelo público. É essa linha que iremos continuar a defender, apesar das adversidades", pode ler-se no comunicado.
"É isso que vamos continuar a fazer depois desta decisão e mesmo que da outra parte, não tenha havido respeito pelo nosso trabalho e, ainda mais importante, pelas pessoas que trabalham connosco e que lutam pelo sucesso do nosso projeto", continuam Nélson e Sérgio Rosado.
"Este processo nunca teve como objetivo limitar a liberdade de expressão e muito menos o humor, mas sim defender aquilo que é justo - a nossa honra e a nossa dignidade como pessoas e artistas. A Justiça falou e agora, com serenidade, seguimos em frente", prosseguem, esclarecendo que não vão recorrer da decisão judicial.
"Agradecemos aos nossos fãs, amigos e familiares que nos apoiaram durante este período exigente e duro! O vosso carinho e coragem sempre serão as nossas maiores forças. A nossa música e ligação ao público estão acima de qualquer polémica", aproveitaram por escrever.
"Continuaremos focados naquilo que sabemos fazer: cantar, emocionar e estarmos próximos de quem acredita no poder da música, de quem acredita que todos os dias, devemos despertar a melhor versão de nós próprios, com empatia e coragem. Sempre", concluem, no comunicado citado pelo "Correio da Manhã".
Aquilo que motivou o processo foi uma piada publicada por Joana Marques em abril de 2022 no Instagram, na qual brincava e satirizava uma atuação da banda a cantar o hino nacional antes do MotoGP em Portimão. O vídeo intercalava imagens dos Anjos com reações críticas dos jurados do programa "Ídolos", sugerindo que a performance teria sido um "assassinato musical". A legenda da publicação também não caiu bem aos olhos dos irmãos Rosado: "Será que foi para isto que se fez o 25 de Abril?", brincou Joana Marques.