As sextas-feiras começam sempre com a cabeça no fim de semana e o trabalho até parece mais leve. Com a pandemia, a dinâmica perdeu-se, mas volta esta sexta-feira, 28 de maio, a ganhar e a dar força ao famoso bairro Troino, em Setúbal. As Happy Friday's são a primeira de várias iniciativas planeadas até outubro pelo projeto Bairro Cool que quer recuperar a essência deste bairro histórico na cidade de Setúbal.

O objetivo da associação sem fins lucrativos Bairro Cool, não é transformar, mas sim revitalizar o bairro. "Pretende inovar com tradição. Ou seja, as nossas ativações e ações, não só de sensibilização, como eventos a criar — claro, de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) —, são sempre no sentido de valorizar o centro histórico e a história e essência da cidade e dos bairros", explica à MAGG Vanessa Lima, Presidente da Associação Bairro Cool e ex-publicitária. Vanessa já andou pelo mundo e quando voltou ao local onde sempre viveu, o bairro Troino, sentiu que tinha de preservar a essência do mesmo.

Quando fala em valorizar a essência "dos bairros", Vanessa está já a pensar a longo prazo, uma vez que a dinamização do bairro Troino será apenas a primeira de outras intervenções. Para já, esta vai contar com propostas atrativas e que beneficiam todos: os moradores, comerciantes e instituições locais, bem como aqueles que já têm saudades de sair à rua para conviver de copo na mão e música no ouvido.

A tradição é um dos pontos chave dos eventos, à qual se juntam outro dois pilares que caracterizam este projeto pioneiro: economia circular dos agentes económicos locais e sustentabilidade. "Os nossos eventos não têm plástico e estamos a começar a sensibilizar as pessoas do bairro nesse sentido", diz Vanessa Lima.

As Happy Fridays estreiam-se já esta semana, a 28 de maio, e vão acontecer todas as sextas-feiras até outubro. "São um final da semana em que as pessoas se juntam na rua para beber um copo, petiscar. Claro que temos de cumprir com as regras da DGS. Temos de fechar largos", explica Vanessa. E cada largo contará com várias animações de rua para valorizar agentes locais — desde restaurantes e cabeleireiros até aos DJs que vão animar as ruas na última sexta-feira de cada mês. 

Para acompanhar a iniciativa, as ruas ficarão mais floridas, uma vez que o Bairro Cool, em parceria com a câmara municipal de Setúbal, vai dar flores para os moradores e agentes locais colocarem nas portas. Aquele que melhor florir a varanda ou janela, ganhará um prémio.

O mês de junho também já está fechado e o dia Mundial da Criança, a 1 de junho, não vai passar despercebido. Haverá uma ação de voluntariado em parceria com o projeto Setúbal Mais Bonita, cujo objetivo é dar às crianças o poder de tornar Setúbal, em particular o bairro Troino, mais bonito, transformando os grafitis em pinturas, por exemplo. Os Santos Populares, a 11 e 12 de junho, também vão ser celebrados no bairro, e além das tradicionais sardinhas, haverá choco e a ostras — duas iguarias típicas da região.

Não temos uma, nem duas, mas 7 sugestões para um dia da Criança especial
Não temos uma, nem duas, mas 7 sugestões para um dia da Criança especial
Ver artigo

Já em setembro está marcado um mercado cool, um conceito moderno que pretende mostrar a arte, comida e moda que é criada no bairro através de lojas pop up e foodtrucks. Em outubro, um outro mercado vai levar para a rua as conservas, sabores e tradições da cultura local.

A entrada é gratuita em todos os eventos, que começam esta sexta-feira, 28 de maio, entre as 17h e as 21h. Uma vez que é a última de maio, vai contar com o DJ Liquid Shape.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.