Esta segunda-feira, 22 de maio, a Polícia Judiciária deu início a uma nova operação de buscas com o objetivo de encontrar o corpo de Madeleine McCann. A criança britânica desapareceu em maio de 2007, quando tinha 3 anos, junto à praia da Luz, quando ficou em casa sem os pais.
As buscas, que terão sido pedidas pelas autoridades alemãs, começam esta terça-feira na barragem do Arade, no Algarve, a 50 quilómetros da praia da Luz. Este local era frequentado por Christian Brueckner, que é o principal suspeito do desaparecimento de Maddie, que 16 anos depois, ainda não conheceu um desfecho.
As autoridades alemãs descobriram fotografias do suspeito nesta zona. A barragem do Arade fica a 40 minutos de carro do local de onde a menina inglesa desapareceu. Os mergulhadores estão à procura de sinais de Maddie nesta zona que o alemão descrevia como o seu "pequeno paraíso".
Serão utilizados equipamentos capazes de detetar restos humanos submersos ou até enterrados. Muito do trabalho será feito à mão, assim como aponta o "Daily Mail". O alemão estacionaria a sua carrinha numa clareira junto a árvores onde geralmente se montavam tendas.
Desde 2011 que as buscas por Maddie já custaram cerca de 13 milhões de libras (mais de 14 milhões de euros). Estão no local autoridades portuguesas, inglesas e alemãs. Esta zona já tinha sido alvo de buscas em 2008, altura em que foi encontrada uma meia de uma criança, como recorda o "Correio da Manhã".