É lançado esta sexta-feira, 3 de dezembro, o podcast "Cancro Sem Temor", da autoria do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO). O formato vai reunir profissionais de saúde, doentes e familiares e será moderado por uma jornalista ao longo dos vários episódios.
O podcast tem sete episódios com duração média de 30 minutos, que serão lançados de 15 em 15 dias (com exceção da época natalícia) no YouTube e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts). O objetivo é "desmistificar ideias e apaziguar todas as dúvidas" de quem é diagnosticado com cancro e entra numa realidade desconhecida. "Pretende-se que os doentes e as suas famílias se sintam ainda mais acolhidos, informados e apoiados", pode ler-se na publicação de Facebook do IPO do Porto sobre o lançamento.
Para isso, os episódios vão contar com testemunhos, com informação precisa de médicos e outros especialistas, numa conversa que será moderada pela jornalista Lúcia Gonçalves.
"Os episódios abordam temas bastante importantes sobre o cancro. Para quem está em casa, no carro ou até a fazer os tratamentos, podem ouvir, refletir e reconhecer muito do que ouvem nelas próprias", disse Susana Sousa, mentora do projeto e médica oncologista no IPO do Porto, à agência Lusa, de acordo com o jornal "Observador". Os direitos dos doentes, ensaios clínicos, benefícios e até a morte são alguns dos temas do podcast "Cancro Sem Temor".
A ideia é mostrar aos doentes oncológicos que "não estão sozinhos" e que "é possível viver com esta doença", continuou a médica oncologista, e o primeiro episódio — “Cancro tal qual começou” — é uma ajuda nesse sentido.
O episódio número um, com um testemunho de um doente, da sua filha e a participação de uma psicóloga, aborda o surgimento da doença, da adaptação, e da influência que, no caso do testemunho, teve no quotidiano e na gestão de emoções.