Emma e Marcos, um casal da Galiza, Espanha, viajaram até Portugal com os dois cães e foram até à cascata de São Miguel, na Portela do Homem, no Gerês. Ao avistar uma cabra-montês, os cães começaram a correr, mas só um é que voltou para junto dos donos. Moro, o cão que não voltou, está perdido desde o dia 12 de outubro.

Estes são os 20 melhores países para viajar – e Portugal faz parte da lista. Descubra em que posição ficou
Estes são os 20 melhores países para viajar – e Portugal faz parte da lista. Descubra em que posição ficou
Ver artigo

O pitbull mestiço foi visto pelos donos pela última vez na zona do Côto do Modorno, por volta das 14h30. Emma e Marcos estão dispostos a oferecer uma recompensa de 1000€ a quem encontrar o cão de 2 anos, de cor preta e com manchas brancas no peito e numa das patas traseiras. O casal continua a vir a Portugal à procura de Moro.

“Desde esse dia, temos ido todos os dias. Demoramos cerca de duas horas desde Redondela até à Portela do Homem. Já percorremos tudo, colocámos cartazes, falámos com a GNR, com os vigilantes da montanha, mas nada”, disse Emma ao “Jornal de Notícias”. Moro é cruzado e usa coleira dupla cinzenta e de couro castanho, tem chip e todas as vacinas em dia.

“É muito meigo, mas tem medo das pessoas e, por isso, pensamos que conseguiu descer e esconder-se”, disse a dona ao mesmo meio. “Queremos, pelo menos, que alguém que o tenha visto ou o recolheu, um pastor ou outra pessoa, que nos diga. Que nos digam até se viram algum cão morto ou alguma coisa que possa aligeirar esta situação. Estamos muito desolados e já não sabemos o que fazer”, concluiu.

Os donos, através do Facebook, pedem para serem contactados diretamente por telemóvel (+34 610959063). Um anúncio do desaparecimento está também publicado desde o dia 19 de outubro no site Encontra-me.org.