Parece que o outono chegou finalmente. Depois de um começo atípico, com várias regiões em território nacional a superarem os 30ºC durante alguns dias, a estação durante a qual as folhas caem das árvores já começa a manifestar-se como de costume — e esta semana será prova disso.
Para segunda-feira, 16 de outubro, o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) prevê períodos de chuva ou aguaceiros, e vento forte, principalmente a partir da tarde. Só não vai chover em Beja, em Évora e em Portalegre. Os termómetros vão chegar aos 13ºC em Bragança e em Vila Real.
A temperatura máxima será de 25ºC em Aveiro. No Porto, oscilarão entre os 23ºC e os 18ºC e em Lisboa entre os 22ºC e os 19ºC. Na terça-feira, 17, o céu estará geralmente muito nublado e os aguaceiros serão por vezes fortes, em especial nas regiões Norte e Centro.
Neste dia, vai chover em todos os distritos do continente (e também nos Açores) e haverá uma pequena descida da temperatura máxima. Na quarta-feira, 18, a chuva mantém-se. Parece que está na hora de trocar as sandálias pelos botins. A menos que esteja na Madeira.
Devido ao tempo quente, a ilha da Madeira estará sob aviso laranja até às 23 horas deste domingo, passando depois para amarelo até às 18 horas de segunda-feira. Porto Santo vai ficar sob aviso laranja até às 18 horas de segunda-feira, assim como esclarece o "Diário de Notícias".