Se a partir de quinta-feira, 21 de novembro, começou a sentir uma certa mudança na temperatura, saiba que os dias mais quentes chegaram ao fim e a chuva e o frio vieram realmente para ficar. Com a meteorologia a sofrer algumas alterações, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê mau tempo até domingo, 24, por isso não espere nada mais do que aquele frio digno da estação de outono.
Esta sexta-feira, 22 de novembro, vão existir períodos de céu muito nublado e alguns distritos vão mesmo contar com períodos de chuva, em especial nas regiões centro e norte de Portugal - de Portalegre, que irá contar com temperaturas entre os 11ºC e os 15ºC, até Viana do Castelo, que contará com a meteorologia a oscilar entre os 9ºC e os 16ºC, todos os distritos irão contar com alguns aguaceiros, sendo que está previsto pararem até meio da tarde.
Já o Porto terá de mínima 11ºC e de máxima 16ºC, e Leiria, apesar da chuva, será o único distrito no centro do País que irá registar uma máxima 20ºC. Em contraste, Bragança terá a mínima mais fria, de 5ºC.
De Santarém, com temperaturas entre os 13ºC e os 20ºC, até ao sul de Portugal, não estão previstos quaisquer aguaceiros, mas o céu estará parcialmente nublado em todos os distritos. Lisboa terá de máxima 20ºC e de mínima 14ºC, pelo que sempre dá para dar um passeio ao final do dia se estiver mais agasalhado, e os distritos que contarão com a maior máxima deste dia são Sagres e Setúbal, com 21ºC.
As temperaturas mínimas nestes distritos irão rondar os 10ºC (em Évora) e os 14ºC (em Setúbal), sendo que Faro terá temperaturas entre os 13ºC e os 20ºC. Nos Arquipélagos, irão oscilar entre os 17ºC e os 27ºC, com a Madeira a ter mais calor e os Açores a terem um aviso amarelo graças à precipitação.
Já no sábado, 23 de novembro, o caso muda de figura: em vez de chuva, há agora nuvens altas e céu muito nublado, com o famoso nevoeiro que a estação de outono já nos habituou. Neste dia, apenas os distritos do interior se safam do céu mais cinzento, com Vila Real a chegar aos 19ºC de máxima, Castelo Branco aos 18ºC e Viseu e Portalegre aos 17ºC. No entanto, o interior é também o local onde as temperaturas mais baixas serão mesmo baixas, com Bragança a registar 7ºC e Vila Real e Guarda a registaram 8ºC.
No norte do País, Braga é o distrito com mais calor no sábado, com 23ºC de máxima, e o Porto contará com 21ºC. No geral, as temperaturas máximas vão subir ligeiramente, com Viana do Castelo a registar também 20ºC, mas nenhum distrito irá escapar ao céu muito nublado. Exemplo disso é o centro e o sul do País, que apesar das suas temperaturas altas, com Sines e Setúbal a chegarem aos 23ºC e Santarém e Lisboa aos 22ºC, as nuvens irão permanecer altas até ao final do dia e o céu ficará cinzento até se fazer de noite. Já de mínimas, Évora é novamente o distrito do centro com menos calor, com uma mínima de 10ºC, seguido de Beja e Portalegre, ambos com 11ºC de mínima.
No domingo, 24, o tempo será o mesmo que na sexta-feira. Apesar de o céu ficar mais limpo de nuvens, a chuva volta com força à maioria dos distritos portugueses, com o norte do País a ser o mais visado. Aqui, Guarda contará com mínima de 8ºC, Viseu de 9ºC e Vila Real de 10ºC, todos eles com fortes aguaceiros pelo menos da parte da manhã. Porto e Braga, apesar das temperaturas oscilarem entre os 14ºC e os 23ºC, também vão contar com muita chuva, assim como Viana do Castelo, Vila Real e Aveiro.
Em Lisboa, que contará com temperaturas entre os 16ºC e os 23ºC, também irá chover, e nos distritos de Setúbal e Sines, a oscilar entre os 15ºC e os 24ºC, também está prevista precipitação. Apenas nos distritos de Portalegre, Évora, Beja, Faro e Sagres é que, de acordo com o IPMA, não irá chover, e as temperaturas também não vão ser muito baixas - nestes cinco distritos, a máxima será de 23ºC e a mínima de 13ºC. Quanto aos Arquipélagos, as temperaturas serão entre os 14ºC e os 24ºC, com a Madeira a estar sob aviso amarelo devido à precipitação.