Se a partir de quinta-feira, 21 de novembro, começou a sentir uma certa mudança na temperatura, saiba que os dias mais quentes chegaram ao fim e a chuva e o frio vieram realmente para ficar. Com a meteorologia a sofrer algumas alterações, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê mau tempo até domingo, 24, por isso não espere nada mais do que aquele frio digno da estação de outono.

Dias frios pedem botas. Este modelo de cano alto não custa mais de 30€ e está a fazer furor
Dias frios pedem botas. Este modelo de cano alto não custa mais de 30€ e está a fazer furor
Ver artigo

Esta sexta-feira, 22 de novembro, vão existir períodos de céu muito nublado e alguns distritos vão mesmo contar com períodos de chuva, em especial nas regiões centro e norte de Portugal - de Portalegre, que irá contar com temperaturas entre os 11ºC e os 15ºC, até Viana do Castelo, que contará com a meteorologia a oscilar entre os 9ºC e os 16ºC, todos os distritos irão contar com alguns aguaceiros, sendo que está previsto pararem até meio da tarde.

Já o Porto terá de mínima 11ºC e de máxima 16ºC, e Leiria, apesar da chuva, será o único distrito no centro do País que irá registar uma máxima 20ºC. Em contraste, Bragança terá a mínima mais fria, de 5ºC. 

De Santarém, com temperaturas entre os 13ºC e os 20ºC, até ao sul de Portugal, não estão previstos quaisquer aguaceiros, mas o céu estará parcialmente nublado em todos os distritos. Lisboa terá de máxima 20ºC e de mínima 14ºC, pelo que sempre dá para dar um passeio ao final do dia se estiver mais agasalhado, e os distritos que contarão com a maior máxima deste dia são Sagres e Setúbal, com 21ºC.

As temperaturas mínimas nestes distritos irão rondar os 10ºC (em Évora) e os 14ºC (em Setúbal), sendo que Faro terá temperaturas entre os 13ºC e os 20ºC. Nos Arquipélagos, irão oscilar entre os 17ºC e os 27ºC, com a Madeira a ter mais calor e os Açores a terem um aviso amarelo graças à precipitação. 

Já no sábado, 23 de novembro, o caso muda de figura: em vez de chuva, há agora nuvens altas e céu muito nublado, com o famoso nevoeiro que a estação de outono já nos habituou. Neste dia, apenas os distritos do interior se safam do céu mais cinzento, com Vila Real a chegar aos 19ºC de máxima, Castelo Branco aos 18ºC e Viseu e Portalegre aos 17ºC. No entanto, o interior é também o local onde as temperaturas mais baixas serão mesmo baixas, com Bragança a registar 7ºC e Vila Real e Guarda a registaram 8ºC. 

No norte do País, Braga é o distrito com mais calor no sábado, com 23ºC de máxima, e o Porto contará com 21ºC. No geral, as temperaturas máximas vão subir ligeiramente, com Viana do Castelo a registar também 20ºC, mas nenhum distrito irá escapar ao céu muito nublado. Exemplo disso é o centro e o sul do País, que apesar das suas temperaturas altas, com Sines e Setúbal a chegarem aos 23ºC e Santarém e Lisboa aos 22ºC, as nuvens irão permanecer altas até ao final do dia e o céu ficará cinzento até se fazer de noite. Já de mínimas, Évora é novamente o distrito do centro com menos calor, com uma mínima de 10ºC, seguido de Beja e Portalegre, ambos com 11ºC de mínima. 

No domingo, 24, o tempo será o mesmo que na sexta-feira. Apesar de o céu ficar mais limpo de nuvens, a chuva volta com força à maioria dos distritos portugueses, com o norte do País a ser o mais visado. Aqui, Guarda contará com mínima de 8ºC, Viseu de 9ºC e Vila Real de 10ºC, todos eles com fortes aguaceiros pelo menos da parte da manhã. Porto e Braga, apesar das temperaturas oscilarem entre os 14ºC e os 23ºC, também vão contar com muita chuva, assim como Viana do Castelo, Vila Real e Aveiro. 

Em Lisboa, que contará com temperaturas entre os 16ºC e os 23ºC, também irá chover, e nos distritos de Setúbal e Sines, a oscilar entre os 15ºC e os 24ºC, também está prevista precipitação. Apenas nos distritos de Portalegre, Évora, Beja, Faro e Sagres é que, de acordo com o IPMA, não irá chover, e as temperaturas também não vão ser muito baixas - nestes cinco distritos, a máxima será de 23ºC e a mínima de 13ºC. Quanto aos Arquipélagos, as temperaturas serão entre os 14ºC e os 24ºC, com a Madeira a estar sob aviso amarelo devido à precipitação.