Já lhe deve ter passado pela cabeça (ou não, dependendo se gosta muito do verão) a pergunta: "mas quando raio chega o verdadeiro outono?". Com os dias ensolarados onde as pequenas rajadas de vento são aquilo que nos tiram o calor, a verdade é que já estamos a ultrapassar o meio de outubro e ainda não vimos o outono a chegar como deve ser. As folhas já caem, o sol já se levanta mais tarde, mas as temperaturas continuam como se o País ainda estivesse no final de agosto. No entanto, tudo muda a partir deste fim de semana.
No sábado, dia 18 de outubro, segundo o IPMA, as temperaturas ainda vão andar lá em cima, mas é no domingo que a chuva começa a cair (mas já lá vamos). Vai poder contar no dia 18 com um céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente muito nublado durante a tarde devido à mudança de temperatura que vai acontecer no dia seguinte. Há também a possibilidade de ocorrer precipitação no final do dia já a preparar para domingo, mas não haverá vento muito forte.
Quanto às temperaturas, os distritos com a mais alta serão Braga, Santarém, Setúbal e Évora, com todos eles a baterem nos 30ºC (e com 11ºC, 14ºC e 13ºC de mínima, respetivamente). Coimbra e Beja vêm logo a seguir com 29ºC (e 14ºC de mínima), e Vila Real, Castelo Branco e Lisboa seguem com 28ºC (e com 14ºC, 15ºC e 17ºC de mínima, respetivamente).
A temperatura máxima mais baixa será sentida na Guarda, que contará com 22ºC (e 14ºC de mínima), seguido do sul do País, onde as temperaturas irão rondar os 17ºC e os 24ºC. Todas as ilhas irão contar com 25ºC de máxima.
Já no domingo, 19 de outubro, o caso muda de figura. Neste dia, poderá contar com um céu em geral muito nublado, com vários períodos de chuva ou aguaceiros mais intensos no norte e no centro de Portugal. O vento será moderado (mas forte em algumas regiões), e as temperaturas máximas vão sofrer uma descida - a começar em Braga, por exemplo, que desce 10ºC face às temperaturas de sábado e vai contar com uma máxima de 20ºC (e mínima de 16ºC), com Viseu logo atrás com 21ºC e Bragança com 22ºC (com mínimas de 15ºC e 14ºC, respetivamente).
No entanto, Braga não será o distrito mais frio: Viana do Castelo e Porto serão as zonas no domingo que vão contar com máximas de 19ºC e mínimas de 17ºC. Já Lisboa desce para os 23ºC (e mínima de 18ºC), Santarém para os 26ºC (e mínima de 16ºC), Setúbal para os 24ºC (e mínima de 14ºC) e Coimbra para os 25ºC (e mínima de 17ºC).
Évora e Beja serão a única exceção ao frio, uma vez que as temperaturas vão estar entre os 16ºC e os 29ºC nos dois distritos, e no sul continuará a oscilar entre os 17ºC e os 24ºC. Nas ilhas, os 25ºC voltam a ser a temperatura comum, mas desta vez com precipitação.